IR foi tema de ciclo de palestras no CRCAL

Por 22/03/2016outubro 2nd, 2018Sem comentários

Evento aconteceu durante toda quinta-feira (17) no auditório do Conselho

Materia IR

Fabiana Maciel

O CRCAL realizou, na última quinta-feira (17), ciclo de palestras abordando os temas: Imposto de Renda; Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e Livro Caixa. O evento foi realizado no auditório do Conselho, das 8h30 às 12h e das 14h ás 16h, onde estiveram presentes cerca de 40 profissionais da área contábil.

Durante a manhã, a palestra foi ministrada pela analista-tributária da Receita Federal, Adélia Lima de Carvalho Almeida. A analista falou sobre as alterações do programa da Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física, para o exercício 2016, ano calendário 2015, bem como: obrigatoriedade da apresentação da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2016.

A analista ressaltou que cursos como este é fundamental para o profissional contabilista, contribuindo até para que erros não sejam cometidos. “Participar de eventos como este é importante para o profissional, pois é uma forma de atualização nos temas abordados, visando aprimorar conhecimentos e prestar um serviço de excelência para seus clientes, evitando erros nos preenchimentos da DIRF”, afirma.

Já no período da tarde, a Conselheira e coordenadora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Cristina Carnaúba Tenório, falou sobre a contribuição de até 6% do tributo sobre o valor devido para o Fundo da Infância e Adolescência, e como o profissional da área contábil pode ser um propagador desse ato social.

O ciclo de palestras foi encerrado com a apresentação da contadora Luciana Lemos Cerqueira, que apresentou para os participantes a importância do uso do Livro Caixa e como ele pode contribuir para a redução do valor final a ser declarado pelo contribuinte.

Segundo a contadora apesar de existir desde a década de 90, o Livro Caixa é pouco conhecido e utilizado pelos profissionais não só da área contábil como também pelo profissional liberal. “Muita gente não conhece o Livro Caixa e nem tão pouco de suas funcionalidades. Essa ferramenta é um serviço a mais que o Contador tem a oferecer para seu cliente”. Luciana Lemos fala ainda, que com planejamento o livro caixa ajuda a reduzir o valor final do tributo a ser abatido no IR. “Com base na legislação e planejamento podemos fazer uso desse serviço a favor de nosso cliente”, ressalta a contadora.

O contador, Marivaldo Leite Albuquerque Júnior, aproveitou o momento para esclarecer dúvidas e para adquirir mais conhecimento sobre o IR. “O ciclo de palestras foi uma excelente oportunidade para nós profissionais trocarmos experiências e consequentemente adquirirmos mais conhecimentos e ficarmos mais próximos do Conselho”, destaca.