Lançamento da Frente Parlamentar da Contabilidade Brasileira acontece em cerimônia na Câmara dos Deputados

Por 15/06/2023junho 20th, 2023Sem comentários

Por Sheylla Alves
Comunicação CFC

Dia de comemoração para todos os profissionais da contabilidade do Brasil! Na manhã desta quarta-feira (14/6), aconteceu, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira, fruto da bem-sucedida parceria entre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) e o Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), com apoio decisivo de todo sistema contábil brasileiro e de parlamentares do Congresso Nacional.

Aécio Dantas ressaltou que a Frente será espaço para projetos da Classe e do Brasil.

A Frente Parlamentar tem por objetivo estimular e valorizar a participação dos profissionais da contabilidade nas mais diversas discussões temáticas de interesse no país. Será um ponto estratégico de acompanhamento das tramitações de proposições legislativas, além de constituir um espaço para o fornecimento de subsídio técnico e especializado em busca do aperfeiçoamento das legislações relacionadas à atuação contábil e às prerrogativas da classe.

Durante a solenidade, o presidente do CFC, Aécio Dantas, destacou que esse é um momento histórico para a profissão contábil brasileira e agradeceu a todos que contribuíram para que essa demanda fosse cumprida. “Em tempo recorde, conseguimos as 198 assinaturas necessárias para a criação da Frente. Gosto sempre de destacar o quanto a profissão contábil é de extrema importância. O mais importante agora é manter a Frente viva, trazer assuntos e temas, sempre mostrando o quanto o profissional da contabilidade pode contribuir em assuntos que hoje estão na ordem do dia do nosso país”, comentou.

Ele também citou que temáticas como a Reforma Tributária, o Arcabouço Fiscal, projetos que visam fomentar o empreendedorismo, e até mesmo a economia, em um contexto geral têm o contador como parte indispensável em seus processos. “Nós precisamos ser ouvidos. Essa Frente não será apenas um ambiente de discussão de projetos relacionados à classe contábil, mas também vai servir para utilizar da expertise da classe com o propósito de contribuir com as melhores decisões deste Parlamento e o desenvolvimento econômico e social do nosso país”, ressaltou Aécio.

Daniel Coêlho destacou a defesa dos interesses da Classe Contábil.

Na ocasião, também estiveram presentes representantes de entidades contábeis do país e parlamentares que apoiaram a iniciativa.

Em sua fala, o presidente da Fenacon, Daniel Coêlho, agradeceu a todos os parceiros e destacou que essa será uma Frente que tem como objetivo promover melhorias para o país. “Uma Frente Parlamentar que vem muito a favor da nossa classe profissional, em busca da defesa e dos interesses, tanto no segmento empresarial como de todos os profissionais. Sempre em busca de melhorias e de crescimento em nosso país. E aos representantes de classe, muitos em seus estados, agradeço a luta diária.”

Francisco Sant’Anna relembrou o papel da Frente diante dos interesses nacionais do país.

Já o presidente do Conselho de Administração do Ibracon, Francisco Sant’Anna, destacou que será um momento de os profissionais contribuírem de forma ativa para as demandas do Brasil. “A ideia de trazer para o Congresso e obter esse apoio nos deixa muito orgulhosos e esperançosos de que vamos poder contribuir significativamente para o crescimento do nosso país. Quero lembrar que a Frente é algo puro e de interesse nacional, que tem pessoas de Norte a Sul nos apoiando em prol do interesse público brasileiro”, finalizou.

Na oportunidade, o deputado federal Júlio Cesar, grande apoiador da causa, enfatizou que, enquanto parlamentar, sempre teve a missão de atuar com resultados nas ações que defende e, por isso, acredita que presidir a Frente é motivo de muito orgulho.

O parlamentar Júlio César destacou que a Frente será espaço de novas proposituras

“Tive o prazer de ser o indicado a presidir a Frente Parlamentar, que tem um papel importantíssimo na economia do Brasil, no setor privado, nas empresas. Mas quero dizer a todos que, desde a reforma da previdência, nós tivemos um papel muito importante de melhorar, simplificar e dar mais eficiência ao povo brasileiro”, contou.

O parlamentar também destacou que a Frente servirá para novas visões e novas propostas. “O que seria do Brasil e de suas empresas sem o contador? Nós vamos estar juntos para que possamos sempre apresentar proposituras que defendam a classe, mas também, e acima de tudo, o povo brasileiro e os que mais necessitam das ações desse setor. Então, será com muito orgulho que vou presidir essa Frente”, reforçou.

Diversos outros parlamentares também participaram da cerimônia e destacaram a importância da classe contábil em suas falas. Para assistir ao evento na íntegra, acesse aqui.

Confira a cartilha de lançamento da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira. Clique aqui.

VEJA A GALERIA DE FOTOS AQUI