Skip to main content
search
Notícias

Leia o discurso de posse do Presidente José Vieira na íntegra


Bom dia, Conselheiras e Conselheiros. Bom dia a todos os funcionários do nosso Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas. 

É com imenso orgulho que falo hoje para vocês neste início de ano e de gestão. Posso dizer que entramos 2022 com uma nova energia, em vários aspectos. Os últimos dois anos foram incrivelmente difíceis para nós e para toda a humanidade. Uma pandemia devastou vidas, abalou economias, dividiu pensamentos, acirrou as desigualdades sociais. Foram anos de muitas perdas, materiais e afetivas.  

E foram anos também de aprendizado, inclusive para nós do CRC de Alagoas! Conseguimos nos ajustar ao cenário, flexibilizar algumas obrigações, proteger a saúde dos nossos funcionários. Avançamos muito em integração digital com Conselhos Regionais de todo o Brasil. Participamos de lives, eventos on line, estreitamos relações institucionais e fortalecemos nossa presença na esfera nacional. 

Conseguimos visualizar possibilidades que até então não enxergávamos. E tudo isso culminou em uma grande força motivadora! Que uniu pessoas, talentos profissionais e propósitos numa convergência de ideias que nos fez chegar onde chegamos – hoje aqui – para um novo mandato. Criamos juntos um Plano de Trabalho para fortalecer mais a categoria contábil de Alagoas! 

E foi um plano construído de forma coletiva. Ouvindo vocês, ouvindo os profissionais contábeis, buscando entender o que é mais importante na política de desenvolvimento profissional, dentro do atual contexto. E nunca é demais relembrar o que nós defendemos para toda a classe contábil em Alagoas: 

Temos a missão de promover ainda mais a Educação Continuada; criar nossa agenda de cursos, ampliar convênios com instituições de ensino superior; focar na qualificação. Precisamos manter forte nossa presença junto às esferas do Poder; dar voz institucional aos contadores e técnicos; melhorar processos; zelar pela carreira pública.

Precisamos investir na nossa valorização, fortalecer o CRC para que a sociedade e os próprios profissionais contábeis vejam o nosso Conselho com credibilidade. Credibilidade essa que é transferida a todos os contadores, contadoras, técnicos e técnicas de Alagoas quando apresentam sua identidade profissional – seu registro no CRCAL. 

É a nossa chancela: a marca que nos oficializa enquanto profissionais capacitados, éticos, cumpridores de suas obrigações e sobretudo, impulsionadores da economia.  

Temos a missão também de fiscalizar o exercicio ilegal da atividade contábil. Tarefa primordial do Conselho de Contabilidade, expressa no Decreto-Lei Federal número 9.295 que nos institui. Uma missão dura, é bem verdade. Muita vezes tida como antipática. Mas é justamente ela – a fiscalização – que separa o joio do trigo, buscando a qualidade e a legalidade no final. 

Vamos fazer uma gestão que possibilite oportunidades para todos. Estar mais próximo dos profissionais do interior. Fazer com que estudantes de contabilidade e recém-formados de Alagoas reconheçam no CRCAL o apoio para o mercado de trabalho. 

Vamos também criar um grupo de trabalho da diversidade no nosso CRCAL. Uma solicitação e desejo de algumas conselheiras e conselheiros do próprio Plenário. E sim, me sinto muito motivado a presidir por mais dois anos o CRCAL, ao lado dos nossos vice-presidentes, conselheiras e conselheiros. 

Me sinto motivado por termos conseguido nos unir; montar esse time de altíssimo gabarito que formamos juntos. E vocês conselheiras e conselheiros  que assumiram esse compromisso, eu peço que tratem a missão individual recebida hoje com total dedicação. 

Vamos encarar juntos um novo mandato, produtivo, inovador, agregador!

Destaco que nossa gestão terá um olhar criterioso para a câmara de controle interno; otimizar os nossos gastos, aumentar a transparência na prestação de contas. Quero também que a câmara de administração e de planejamento estenda com mais rigor sua área de atuação em toda administração do CRCAL.

Não há avanço sem controle e trabalho sistemático.

Nossa causa é grande! É do tamanho da nossa importância profissional para a sociedade. E vamos fazer valer a confiança depositada em nós!

Com muito orgulho, eu encerro. Meu muito obrigado e um grande ano para todos nós. 

José Vieira 
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas

 

 

Close Menu