Maceió sedia 1º Encontro de Gestores Públicos

Por 18/05/2015outubro 2nd, 2018Sem comentários

Profissionais da contabilidade e gestores públicos da administração direta indireta de Alagoas participarão do 1º Encontro de Gestores Públicos, que acontece no dia 19 de maio, no Hotel Jatiúca, em Maceió (AL). O Encontro, que  traz como tema “A Contabilidade a serviço da transparência”, tem por objetivo oferecer aos gestores ferramentas úteis no sentido de capacitá-los e sensibilizá-los quanto à melhor forma de aplicação dos recursos públicos. Renomados profissionais da contabilidade brasileira confirmaram presença.

site

A controladora-geral do Estado de Alagoas e presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, e o subsecretário de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Gilvan Dantas, irão proferir palestra sobre “A Convergência aos Padrões Internacionais da Contabilidade Aplicada ao Setor Público e os Benefícios para o Ente Público e para a Sociedade”.

Já o chefe da Controladoria-Geral da União – Regional/Alagoas, José Wiliam Gomes da Silva, e o coordenador-geral de Análise e Informações das Transferências Financeiras Inter-governamentais da Secretaria do Tesouro Nacional, Ernesto Carneiro Preciado, irão abordar o tema “Operacionalização das Transferências Voluntárias da União e o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias.

No período da tarde, o coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional, Leonardo Silveira do Nascimento, ministrará palestra intitulada “Aspectos Estratégicos e Operacionais do Envio de Informações Obrigatórias para a Consolidação das Contas Pública por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro”. Logo em seguida, o coordenador-geral de Operações de Crédito de Estados e Municípios da Secretaria do Tesouro Nacional, Alberto Cardoso, fará palestra sobre “Análise de Pleitos de Operações de Crédito, Cadastro da Dívida Pública e o Sistema de Análise da Dívida Pública, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios”. Para encerrar as atividades do encontro, o coordenador substituto de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional , Thiago de Castro Sousa, falará sobre a “LRF e a Gestão Fiscal: obrigações e responsabilidades dos gestores públicos”.

No dia 15 de abril, Maria Clara Cavalcante Bugarim  esteve reunida com o secretário do Tesouro Nacional (STN), Marcelo Barbosa Saintive, para tratar do projeto que prevê a capacitação em contabilidade aplicada ao setor público para servidores e gestores estaduais. “Na contabilidade privada, o grande momento veio com a convergência das normas. Hoje, estamos alinhados. A ideia é dar seguimento a este trabalho de capacitação também na área pública. O momento, portanto, é de levar esses multiplicadores a todos os locais”, afirmou a controladora-geral.

O 1º Encontro de Gestores Públicosé realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Controladoria-Geral do Estado de Alagoas. As inscrições são gratuitas.  Informações pelo e-mail casp.cfc.org.br .