Atos e Artigos

MARÇO: MÊS DA MULHER CONTABILISTA

Por Nilva Amália Pasetto
Coordenadora da Comissão Nacional da Mulher Contabilista

Março é reconhecido mundialmente como o mês da mulher e para nós, do Sistema CFC/CRCs, em especial, comemoramos a constante ascensão da mulher no mundo da contabilidade. Por muitos anos, a área da contabilidade no Brasil foi marcada por uma forte presença masculina, criando um estereótipo de que seria uma profissão comumente exercida por homens. Porém, os tempos mudaram e, atualmente, mais de 200 mil profissionais da contabilidade se identificam como sendo do gênero feminino, cerca de 43% do total de profissionais registrados no Brasil. A pandemia causada pelo novo coronavírus abalou significativamente a vida de todos, porém, para as profissionais que atuam em serviços essenciais, como as profissionais da contabilidade, o desafio foi ainda maior.  Elas não pararam de trabalhar e tiveram que se reinventar todos os dias no trabalho e na vida pessoal.

Além do exercício da profissão contábil em si, tem ser tornado cada vez mais comum a presença de mulheres em posições de gestão nas organizações. Como exemplo do que ocorre no próprio CFC, onde 65% dos cargos de chefia, entre diretoria, coordenações, gerências e supervisões, são ocupados por mulheres, todas integrantes do corpo funcional do Conselho. No Sistema CFC/CRCs as profissionais também marcam presença crescente na presidência dos Regionais. Dos 27 (vinte e sete) Conselhos, 10 (dez) deles são presididos por mulheres: CRCRS, CRCPE, CRCAP, CRCSC, CRCMG, CRCRR, CRCES, CRCAM, CRCPI e CRCMS.

No Sistema CFC/CRCs, inúmeras são a iniciativas que buscam enaltecer a importância da mulher na contabilidade, uma delas é a criação  da Comissão da Mulher Contabilista, fruto do projeto ‘CFC Mulher Contabilista’, o qual tenho a honra de ser a atual coordenadora. O grupo busca desenvolver as lideranças femininas nas empresas, nas entidades e no ambiente de negócios, com foco no empreendedorismo e participação política das mulheres, abrir caminhos para as contabilistas nas organizações por meio de processo de formação de líderes e encorajamento pessoal, dar oportunidade às mulheres de discutirem seu papel como protagonistas das causas que contribuam para a transformação da sociedade, num ambiente mais humano, participativo, colaborativo e solidário. O CFC Mulher está presente em todos os estados da federação e no Distrito Federal, por meio de comissões coordenadas por profissionais líderes, empreendedoras, envolvidas com as questões da classe e conectadas com a comunidade das suas regiões.

Outra iniciativa marcante do Sistema CFC/CRCs, em conjunto às suas entidades parceiras, é a realização do Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC). O ENMC tem como objetivo o aprimoramento técnico-cultural de contadoras e técnicas em contabilidade, além de incentivar a participação da mulher na área contábil e impulsioná-las ao empreendedorismo. A 1ª edição do ENMC ocorreu no ano de 1991, na cidade do Rio de Janeiro, contando com a participação de milhares de profissionais. A última edição do encontro ocorreu no ano de 2019 em Porto de Galinhas (PE) e hoje o evento caminha para a sua 8ª edição.

Mais do que uma obrigação social, discutir o papel da mulher na sociedade, jornadas de trabalho, competitividade, desigualdades salariais, políticas públicas voltadas para mulheres e qualidade de vida no trabalho são temas recorrentes, de grande importância e que devem estar em constante debate. O percurso é longo, mas acreditamos na força, na busca perene pelo crescimento e a afirmação da nova posição da mulher contabilista, que tem contribuído de forma singular, para a justa valorização da ciência contábil, com a devida equidade de gêneros.

Referências:

Comissão da Mulher Contabilista debate sobre a liderança feminina durante a pandemia

CFC Mulher Contabilista

XII ENMC tem foco no papel da mulher na área contábil

CFC e Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos discutem parceria em ações solidárias

Pelo respeito e pelos direitos: CFC enaltece a importância da mulher na contabilidade