Membros do PVCC participam de reunião com o presidente do CRCAL

Por 23/02/2021fevereiro 24th, 2021Sem comentários

Por Ascom CRCAL

Os integrantes da Comissão Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) no CRCAL participaram de uma reunião com o presidente José Vieira dos Santos, na quinta-feira (18/02), no plenário. No primeiro encontro de 2021, os voluntários do grupo, coordenado pelo contador e conselheiro José Carlos Melo, fizeram um balanço do trabalho em 2020 e falaram sobre objetivos e projetos para este ano.

O PVCC visa sensibilizar os contabilistas sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A classe contábil disponibiliza seus conhecimentos em ações sociais de voluntariado organizado, registrando, mensurando e avaliando os resultados das atividades voluntárias empreendidas pelos profissionais da Contabilidade.

Participam do PVCC no CRCAL os seguintes profissionais contábeis: Ana Paula dos Santos Ramos de Oliveira, Cristina Carnaúba Tenório, Douglas André Ferreira Marsiglia, representando a cidade de Santana do Ipanema, Helenice de Oliveira Silva, Iácones Moura de França, Luciana Cerqueira Lemos, Rosângela Soares de Almeida e Sollane Clênia de Sandes Alves, ambas representando a cidade de Arapiraca.

“Estamos com o ânimo renovado para o ano de 2021. As ações realizadas, parcerias estabelecidas em 2020, a Campanha de Adesão de novos voluntários ao Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), a chegada de novos membros para compor a Comissão Estadual e a articulação com diversas entidades são fatores que impulsionam a continuar trabalhando em prol de uma sociedade mais justa e solidária. Em 2020, com a pandemia de COVID-19, nossas atividades presenciais foram afetadas, contudo todos nós tivemos que nos reinventar utilizando de forma mais constante os meios digitais/virtuais para nos reunirmos e empreendermos ações para atender às necessidades das pessoas e entidades de assistência a crianças, idosos, por exemplo, cujo desafio permanece em 2021, que possamos, juntos os voluntários da classe contábil, oferecer nossa contribuição para minimizar tantas necessidades.
Queremos em especial agradecer ao presidente José Vieira pela confiança em nossa designação para coordenar a Comissão Estadual do PVCC, expressar nossa gratidão aos vice-presidentes, conselheiros e conselheiras efetivos e suplentes pelo apoio e incentivo, e aos colaboradores do CRCAL pelo trabalho dedicado, que tem dado todo o suporte às nossas ações. Agradecer as voluntárias e voluntários por seu trabalho abnegado e solidário. Junte-se a nós”, afirmou o coordenador José Carlos Melo.

O PVCC realiza campanhas para ajudar instituições sociais, para estimular a destinação do IRPF aos Fundos dos Direitos da Criança, Adolescente e Idoso, para conscientizar a população sobre a educação financeira, entre outras atividades.

O programa, criado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realiza ações em todo o país. Os profissionais e estudantes interessados em participar do PVCC em Alagoas podem entrar em contato pelo e-mail voluntariado@crcal.org.br para integrar o grupo.

Conheça os Subprogramas do PVCC:

Subprograma 1 – Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais

Este programa tem por objetivo estimular os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização de Observatórios Sociais (OSs) nos seus municípios. Os OSs são organizações instituídas e mantidas pela sociedade civil, tendo por objetivo promover a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal e propor aos governos locais a adequada e transparente gestão dos recursos públicos, por meio de ações de participação e controle social. Diferente de outras iniciativas que atuam denunciando erros e fraudes já ocorridas, os OSs agem de forma preventiva, no fluxo dos processos, antes que os recursos sejam gastos.

Subprograma 2 – Educação Financeira

Esta ação é voltada a orientar a sociedade para questões relacionadas ao controle, planejamento e organização das finanças pessoais, buscando sensibilizá-la quanto aos riscos do endividamento pessoal e familiar, consumo consciente e uso do cartão de crédito.

Subprograma 3 – Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso

Esta ação visa, em primeiro lugar, a sensibilizar e capacitar os profissionais para atuarem junto a seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, a fim de obter adesão aos programas de incentivos fiscais que regulam as doações aos fundos municipais de proteção à criança e adolescente, bem como aos fundos municipais de proteção aos idosos, daqueles que têm imposto de renda devido em suas declarações. Em segundo lugar, tem por objetivo auxiliar as Entidades a elaborarem projetos adequados para se habilitarem a receber recursos dos potenciais doadores, valendo-se dos benefícios fiscais.

Subprograma 4 – Ações locais de Voluntariado

Este subprograma visa a recepcionar ações de voluntariado que estejam sendo empreendidas e que não estejam enquadradas nos demais subprogramas especificados. Tem por objetivo organizar, acompanhar e mensurar as ações de voluntariado realizadas pelos profissionais da Contabilidade, submetidas à apreciação e ao cadastramento no sistema, abrangendo todo o universo de possibilidades de voluntariado, desde ações realizadas por profissionais individualmente, como ações coordenadas regionalmente.