DestaquesGaleria de fotosGeralNotícias

Nova Presidente do CRCAL, Adriana Andrade Araújo, assume o cargo em solenidade histórica

Greta Medeiros
Comunicação CRCAL

Solenidade realizada no último dia 8 de março de 2024, data emblemática do Dia Internacional da Mulher, Adriana Andrade Araújo assumiu a presidência do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas. Esta nomeação adquire especial relevância ao representar a presidência feminina após 23 anos da gestão da contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim, que presidiu este Conselho no período 1998 a 2001. A solenidade contou com a presença notável de diversas autoridades e representantes do cenário contábil nacional, incluindo o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Dantas, e a presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, Sandra Batista. Representantes de órgãos e autoridades de Alagoas também marcaram presença.

Em seu discurso de abertura, o presidente do CFC, Aécio Dantas, realçou a colaboração e a parceria entre o CRCAL e o CFC, destacando os avanços significativos alcançados no decorrer dos anos e a expectativa para os resultados sob a gestão da presidente empossada.

Encerramento da Gestão do Ex-presidente José Vieira

Grato e emocionado, Vieira encerrou sua gestão com um sentimento de dever cumprido e gratidão pela confiança depositada. Em suas palavras finais, ressaltou os avanços conquistados durante seu mandato e expressou confiança na continuidade desses progressos sob a liderança da nova presidente, Adriana Andrade Araújo. Destacou, ainda, a importância da união e colaboração entre os membros do CRCAL para o fortalecimento da profissão contábil em Alagoas.

Discurso histórico com base na união

Durante seu discurso, Adriana expressou sua gratidão pelo apoio recebido e pela confiança depositada em sua capacidade de liderança, dirigindo palavras de reconhecimento aos seus predecessores e ao Conselho Consultivo, cujos membros estiveram presentes na ocasião. Ela enfatizou os pilares que nortearão sua gestão, incluindo o fortalecimento das parcerias institucionais, a ampliação da fiscalização e a promoção da igualdade de gênero e da diversidade.

“Hoje estou feliz em assumir a gestão do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, entidade em que já atuo há quase 20 anos. Agradeço a todos os presidentes que me antecederam, em nome do nosso Conselho Consultivo formado pelos Presidentes Maria Clara Bugarim, Rivoldo Costa Sarmento, Carlos Henrique Nascimento, Carlos Sampaio e Jeovanes Oliveira e José Vieira dos Santos, aqui presentes, que tão bem conduziram este Regional em suas gestões”, destacou.

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado de maneira única neste ano, marcado não apenas pela posse de Adriana Andrade Araújo, mas também pelo reconhecimento da resiliência e da contribuição das mulheres em todas as esferas da vida, inclusive na contabilidade.

“É um privilégio estar diante de vocês neste momento tão significativo, onde celebramos não apenas minha posse, mas também a resiliência, a determinação e a capacidade inigualável das mulheres em todos os aspectos da vida, inclusive na contabilidade”, enfatizou.

Além da posse da presidente, foram empossados os membros do Conselho Diretor para o biênio 2024-2025 e os conselheiros eleitos para o mandato de 2024-2027. O Conselho Diretor conta com a presença do Contador José Vieira dos Santos como Vice-Presidente Administrativo e Planejamento, a Contadora Maria José Sobral Tomaz assume a Vice-Presidência de Controle Interno, Contador Nicholas Cansanção do Nascimento assume como Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional e o Contador Contador Antônio Ricardo Guedes Lins assume como Vice-Presidente de Registro, Fiscalização, Ética e Disciplina.

Os conselheiros efetivos e suplentes também foram empossados, compreendendo figuras de destaque na comunidade contábil de Alagoas.

O ex-presidente José Vieira foi homenageado com uma placa em reconhecimento ao seu dedicado serviço e às suas contribuições para o avanço e fortalecimento do Regional. Homenagem entregue pelo presidente Aécio (CFC) e presidente Adriana (CRCAL).

Esta gestão que se inicia representa não apenas como uma transição de liderança, mas também de consolidação dos valores fundamentais que regem a atuação do CRCAL, visando ao avanço e à valorização da contabilidade em Alagoas, em continuidade aos progressos alcançados durante a gestão do ex-presidente José Vieira.