Nova publicação de série sobre combate à lavagem de dinheiro aborda vulnerabilidades de empresas com dificuldades financeiras

Por Amanda Oliveira – Comunicação CFC

Com informações da Ifac

Nesta segunda-feira (22), a Federação Internacional de Contadores (Ifac, em inglês), em parceria com o Instituto de Contadores Públicos da Inglaterra e do País de Gales (ICAEW, na sigla em inglês), lançou a sexta e última parte da série educativa Anti-Money Laundering: The Basics. A nova publicação aborda como empresas com dificuldades financeiras podem ter sido vítimas de crimes ou como podem se tornar alvo. De acordo com o guia, a complexidade dessas situações aumenta a possibilidade de lavagem de dinheiro. Por esse motivo, é importante que os contadores prestadores de serviço estejam cientes e reduzam efetivamente as vulnerabilidades por meio de uma abordagem baseada em riscos.

Lançada em setembro do ano passado, a série busca ajudar os contadores a melhorar sua compreensão de como funciona a lavagem de dinheiro, os riscos que enfrentam e o que podem fazer para mitigar esses riscos e dar uma contribuição positiva para o interesse público. A iniciativa é um recurso para Pequenas e Médias Empresas (SMPs) e para contadores menos familiarizados com as ações anti lavagem de dinheiro (AML, em inglês), ao mesmo tempo em que fornece orientação para aqueles que procuram uma atualização rápida ou referência sobre o assunto.

Para ler o  Installment 6: Business in Difficulty (em inglês), clique aqui.

Todas as publicações da série estão disponíveis para acesso no site da Ifac.