Notícias

Novo perfil do profissional de Contabilidade é tema de destaque no evento de 26 anos do CRCRR3 minutos de leitura

Por Luciana Melo Costa
Comunicação do CFC

Na celebração que marcou os 26 anos de atividades do Conselho Regional de Contabilidade de Roraima (CRCRR), realizada na capital Boa Vista, no último dia 26,  na modalidade híbrida, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Aécio Prado Dantas Júnior ressaltou a importância de se investir na educação continuada dos profissionais de Contabilidade como forma de prepará-los aos novos desafios do setor. De acordo com o representante do CFC, o novo perfil do profissional da área consiste em ser mais consultor a fim de auxiliar os gestores na tomada de decisões das respectivas empresas e órgãos públicos.

“Esse profissional precisa estar preparado, conhecer Tecnologia, Gestão e Compliance”, afirmou Aécio Prado ao introduzir a conversa sobre o Projeto Contador Parceiro, desenvolvido em parceria com o Sebrae Nacional. A iniciativa tem como objetivo capacitar os profissionais do setor para atuar nas áreas de gestão, empreendedorismo e inovação com o propósito de criar uma rede de suporte e consultoria para os pequenos negócios.

A conversa contou ainda com a participação da presidente do CRCRR Itajay Maria Soares, da conselheira federal Palmira Leão de Souza e do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRR Pedro Henrique Sampaio.

Sustentabilidade financeira – No discurso de abertura da solenidade, a presidente do CRCRR falou da trajetória da entidade ao longo dos anos e da importância da contribuição de todos os diretores que administraram o conselho. “Esse CRC é um conjunto de esforços de cada profissional que passou por nossa história. Agradeço a todos os presidentes que se não fosse por vocês a gente não estaria aqui hoje comemorando os 26 anos do nosso CRC”, afirmou Itajay.

Na oportunidade a presidente também destacou as conquistas alcançadas pela atual gestão. “Quando assumimos a gestão em 2018, nos deparamos com obstáculos a serem superados, muitas obrigações. Em 2020, cumprimos 93,49% do grau de eficiência orçamentária do nosso CRC. Ultrapassamos a meta de inadimplência, que regulariza seus débitos com o CFC. Firmamos parcerias estratégicas e cumprimos nosso objetivo como fator de proteção à sociedade”, disse a presidente.

Itajay falou ainda sobre o alcance da sustentabilidade financeira do CRCRR, neste ano. “Nós conseguimos alcançar a nossa sustentabilidade financeira. Pela primeira vez, em quatro anos, nós não vamos precisar do auxílio financeiro do CFC. Nós não pediremos auxílio este ano. Já conseguimos arrecadar os 100% da receita orçada para 2021.”, afirmou.

Híbrido – A celebração dos 26 anos do CRCRR foi o primeiro evento realizado na modalidade híbrida, contando com a participação virtual convidados, como o próprio vice-presidente do CFC que prestigiou o evento de Aracaju (SE).

Durante o evento, foi realizada a posse simbólica dos conselheiros eleitos há mais de um ano e meio, mas que não tiveram uma cerimônia de posse em razão da pandemia.

Sobre esse fato, o vice-presidente Aécio cumprimentou esses conselheiros exaltando a postura honrosa desses profissionais: “Esse gesto (evento de celebração) ameniza um pouco, premia esses conselheiros que vêm há mais de um ano e meio dedicando seu tempo e honrando o mandato ao qual foram eleitos”, destacou o vice-presidente.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.