Observatório Social do Brasil lança curso sobre Compliance nas empresas

Por Luiz Monteiro
Estagiário sob supervisão da Comunicação do CFC

O Observatório Social do Brasil (OSB), em parceria com a Escola da Cidadania, lança o curso ‘’Como implantar um programa de Compliance na sua empresa’’. O conteúdo oferece material exclusivo e detalhado que aborda temas como o framework, a lei anticorrupção, o contexto atual de Compliance e a estrutura de implementação de um programa de integridade.

O curso oferece exercícios de fixação, e-book exclusivo, análise de casos práticos, fundamentação legal com materiais disponíveis em plataforma digital, além de dicas e reflexões sobre assuntos que estão em discussão no país. O curso on-line será ministrado pela administradora de empresas Letícia Sugai, e o acesso à plataforma EAD será por 12 meses.

Com o primeiro lote para adquirir o curso já expirado, as inscrições do segundo lote têm o valor de R$249,00 e irá durar até o dia 30 de abril. Para realizar a inscrição, clique aqui.

O que é Compliance?

Compliance significa estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos, ou seja, atender às normas dos órgãos reguladores e os regulamentos internos da empresa contratante. Além disso, existem leis anticorrupção como a Lei n.º 12.846/2013, que aborda a regulamentação dos programas de Compliance para que fornecedores de empresas privadas e de órgãos governamentais sejam obrigados a cumpri-los.

Sobre o OSB

O que é Observatório Social (OS) e Observatório Social do Brasil (OSB)

O Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a eficiência da gestão pública.

Cada OS é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude, em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São mais de 130 organizações participando da iniciativa com a presença 3,3 mil voluntários engajados na causa da justiça social. Nos últimos cinco anos, o projeto já economizou mais de R$3 bilhões aos cofres municipais. O Observatório Social do Brasil (OSB) é a organização que congrega os Observatórios Sociais e assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e o suporte técnico, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais.

Acesse o site do OSB e saiba mais.

Parceria CFC e OSB

Não é novidade que o CFC anda junto com o Observatório Social do Brasil. As duas instituições já renovaram o acordo de cooperação técnica por três vezes, sendo a última em dezembro do ano passado. O acordo, que foi assinado pelo presidente voluntário da OSB, Ney da Nóbrega Ribas, e pelo presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, prevê ações de monitoramento entre as entidades para maior transparência e qualidade na gestão de recursos, avaliando atos que envolvam despesas e investimentos financeiros, como suas implicações com os princípios da administração pública.