Observatórios Sociais promovem a participação de profissionais no controle social

Especial Dia do Voluntariado

Por Fabrício Santos
Comunicação Social

Mantido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) possui, entre os seus subprogramas, o Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais (OSs) que, entre outras funções, promove a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal, a fim de propor aos governos locais a adequada transparência na gestão. “É fundamental esse trabalho realizado pelo Sistema CFC/CRCs, que estimula os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização dos Observatórios Sociais nos municípios”, avisa o coordenador nacional do PVCC, Elias Caddah.

O Observatório Social do Brasil é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e que reúne o maior número de entidades representativas da sociedade civil que contribuem para a melhoria da gestão pública. Atualmente, os Observatórios Sociais estão presentes em 17 estados e em 144 cidades.

O PVCC atua em todos os estados brasileiros e é coordenado por um profissional da contabilidade. “Por intermédio do PVCC, estamos presentes em mais de 80% dos observatórios sociais já existentes”, avisa o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra Alencar Filho. Ele explica, ainda, que desde 2008, o CFC incentiva os Conselhos Regionais de Contabilidade a participarem ativamente da construção e funcionamento dos Observatórios. “A nossa intenção é abraçar todas as iniciativas que contribuam para um futuro melhor”, reforça Joaquim.

Há mais de um ano, o CFC vem desenvolvendo ações que fomentam o controle social. Uma delas, iniciativa do CF, junto com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Fundação Brasileira de Ciências Contábeis (FBC), Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Controladoria-Geral da União (CGU) e Observatório Social do Brasil é o projeto Abraçando o Controle Social.

Realizado em quase todos os estado brasileiros, o Abraçando tem o objetivo de conscientizar os profissionais da contabilidade, membros das instituições de controle da gestão pública e os cidadãos sobre o papel fundamental de cada um no exercício do controle social para o combate à corrupção e o desperdício do dinheiro público, garantindo o bom e correto funcionamento da máquina pública.

A iniciativa, que já é um sucesso pelos estados que foi realizada, terá mais uma edição, no dia 21 de agosto, em Natal, no auditório do Tribunal de Contas do Estado. “Precisamos disseminar uma cultura de integridade no País, que só é possível com a participação da sociedade”, esclarece Joaquim.

Informações sobre o Programa de Voluntariado da Classe Contábil e os Observatórios Sociais clique aqui. Para obter informações sobre o projeto Abraçando o Controle Social que será realizado em Natal, clique aqui.