Skip to main content
search
Notícias

Painel “Atualidades das IFRS” encerra programação da 10ª Conferência do Ibracon

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

“Atualidades das IFRS”, tradicional painel da Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, evento promovido, anualmente, pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), fechou a programação da 10ª edição do Conferência, nesta sexta-feira (11).

Para debater o tema, participaram do painel Eliseu Martins, professor emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), consultor e parecerista da área contábil; Renata Bandeira, membro do International Financial Reporting Interpretations Committee (Ifric) e diretora de Controladoria da Azul Linhas Aéreas; Tadeu Cendón, membro do International Accounting Standards Board (Iasb); e Valdir Coscodai, diretor Técnico do Ibracon.

Projetos do Iasb

Contador brasileiro que representa a América Latina no Board do Iasb, Tadeu Cendón apresentou o estágio atual dos projetos do organismo emissor das normas IFRS – International Financial Reporting Standards, detalhando as matérias que estão em audiência pública e as que ainda serão objeto de consulta. Ele também falou sobre a pandemia de Covid-19, os relatórios de sustentabilidade e a agenda do Iasb para os próximos anos.

“Mesmo com a pandemia, tivemos uma produção grande e uma interação bastante ampla com os stakeholders”, afirmou Cendón, lembrando dos vários outreachs (mesas de debates virtuais) realizados, inclusive em português. Segundo o membro do board do Iasb, o Brasil tem mostrado engajamento e apresentado contribuições em todos os processos de emissão de normas.

Entre os projetos destacados por Cendón, constaram o de Demonstrações Financeiras Primárias, a segunda revisão do IFRS para Pequenas e Médias Empresas, o de Goodwill e Impairment, o de Combinações de Negócios sob Controle Comum e o de Dynamic Risk Management (macro-hedge).

Já Renata Bandeira falou sobre como funciona o International Financial Reporting Interpretations Committee (Ifric), que é um órgão interpretativo e trabalha com o Iasb no apoio à aplicação das normas IFRS. “Muitas respostas das questões que chegam ao Comitê estão dentro das normas, mas nem sempre é fácil interpretá-las”, disse a contadora.

O Ifric responde a perguntas sobre a aplicação das normas, emitindo agenda decisions. “O Comitê leva de cinco a seis meses para responder às consultas”, informou Renata, que compõe uma das 14 cadeiras do grupo.

Por sua vez, o professor Eliseu Martins falou especificamente sobre o Discussion Paper do Iasb Business Combinations—Disclosures, Goodwill and Impairment, que estará recebendo comentários até 31 de dezembro de 2020.

Martins fez uma série de ponderações sobre esse projeto, que, para o Iasb, tem o objetivo de melhorar as informações que as empresas fornecem sobre suas aquisições. O professor falou, entre outros pontos, sobre a dicotomia entre a amortização e o impairment e expressou preocupação em relação a alguns aspectos do Discussion Paper.

Finalizando as apresentações, Valdir Coscodai comentou sobre alguns pontos abordados pelos palestrantes e focou sua fala na importância dos relatórios de sustentabilidade. O diretor Técnico do Ibracon destacou a audiência pública da Fundação IFRS, que publicou um Consultation Paper para buscar contribuições sobre algumas questões, como: há necessidade de padrões globais de sustentabilidade? a Fundação IFRS deve desempenhar um papel? e qual poderia ser o escopo dessa função?

Close Menu