Notícias

Painel celebra 50 anos de edição da Revista Brasileira de Contabilidade pelo CFC3 minutos de leitura

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Com a realização do painel “Celebração dos 50 anos de edição da RBC pelo CFC”, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) comemorou, na tarde desta quinta-feira (27), meio século de edição da Revista Brasileira de Contabilidade, um periódico técnico-contábil que foi fundado em 1912. O evento fez parte da programação do seminário alusivo aos 75 anos de criação dos Conselhos de Contabilidade (saiba mais aqui).

Presidente do CFC, Zulir Breda (à direita) e os participantes do painel: Jacqueline Veneroso, José Antonio de França e Ernani Ott

O painel contou com as participações do presidente do CFC, Zulmir Breda; da coordenadora do Conselho Editorial da RBC, professora Jacqueline Veneroso Alves da Cunha; do coordenador do Conselho Editorial no período de 2005 a 2009, professor José Antonio de França; e do membro do Conselho Editorial da RBC, professor Ernani Ott.

“A RBC nasceu, há 110 anos, para servir de veículo da produção técnica da área contábil, e o CFC se encarregou de possibilitar condições para levar adiante essa missão. Uma parte importante da história da Contabilidade brasileira está registrada nas páginas da revista”, afirmou Zulmir Breda.

O presidente do CFC destacou ainda que muitos alunos de Ciências Contábeis já recorreram às edições da RBC para fazer pesquisas e trabalhos. “Por outro lado, também foram muitos os pesquisadores da Ciência Contábil que escreveram trabalhos e encontraram na RBC o veículo adequado para transmitir conteúdo técnico de alta qualidade”, acrescentou.

No painel, o professor José Antonio de França contou um pouco da sua experiência como coordenador do Conselho Editorial da RBC, tarefa que exerceu de 2005 a 2009.

Professor Ernani Ott (à direita)

Já o professor Ernani Ott, membro do Conselho Editorial da RBC há muitos anos, abordou as características que fazem da RBC uma revista técnica. Também, ele falou sobre o que pensa sobre o futuro desse tipo de periódico acadêmico.

Finalizando, a professora Jacqueline Veneroso comentou sobre a sua experiência de quase 10 anos à frente Conselho Editorial, destacando alguns momentos dessa história e os principais desafios da RBC atualmente.

História centenária

A Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) é um patrimônio da classe contábil do País. A sociedade anônima responsável pela edição da revista foi fundada em 16 de dezembro de 1911, sendo que o primeiro número foi publicado em janeiro de 1912.

Nas suas primeiras décadas, porém, a RBC teve a sua edição interrompida por duas vezes: de 1920 a 1929 e de 1932 a 1971. Naquele início da década de 1970, o CFC assumiu a edição do periódico e a revista não parou mais de ser editada.

Em 2021, o CFC se orgulha de completar 50 anos de edição consecutiva da RBC e de levar à frente a proposta que se encontra anotada no editorial do número 1 da RBC, onde o editor-chefe, Carlos de Carvalho, em 1912, escreveu:

“justifica-se o aparecimento de um periódico especial relativo à contabilidade, que tenha por objeto a defesa da verdade de seus princípios e a discussão de todas as suas aplicações. Com tal escopo, apresenta-se a Revista Brasileira de Contabilidade.”

Edição Especial

Para comemorar os 50 anos de edição da RBC pelo CFC, foi produzido um número especial. Saiba mais AQUI.