DestaquesGeral

Painel: Todos por Elas: Networking e Sinergia – Fortalecendo a Comunidade de Mulheres Contabilistas

Greta Medeiros
Comunicação CRCAL

Em um encontro marcado por trocas de experiências e reflexões compartilhadas, o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), em conjunto com a Comissão CRCAL Mulher e o Sindicato dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Sindcont-AL), realizou um painel inspirador protagonizado por quatro mulheres da contabilidade alagoana. Sob o tema “Todos por Elas: Networking e Sinergia – Fortalecendo a Comunidade de Mulheres Contabilistas”, o evento reuniu profissionais e estudantes do ramo, visando promover o crescimento e a integração da classe.

O painel, conduzido brilhantemente pela contadora Dalyanna Azevedo, contou com a participação da Presidente do CRCAL, Adriana Araújo, da Presidente do Sindcont-AL, Ana Paula Tavares, e da conselheira do CRCAL, Tanísia Marinho. A coordenadora da Comissão do CRCAL Mulheres, Lucineide Rocha e o Conselheiro do CRCAL, Marcello Quirino, abriram as falas do evento expressando sua gratidão e entusiasmo por compartilhar a tarde com essas mulheres inspiradoras.

Em um diálogo descontraído e enriquecedor, as participantes abordaram diversos temas pertinentes à realidade feminina na contabilidade, desde a necessidade de conciliar múltiplos papéis até a importância da rede de apoio e parcerias. Ana Paula Tavares destacou que após 84 anos depois, uma presidente mulher assume o sindicato. Compartilhou sobre a relevância do suporte familiar e conjugal em sua trajetória, ressaltando o papel fundamental de seu esposo como fonte de apoio constante.

A autocobrança, tão presente na vida das mulheres, também foi discutida, com Tanísia Marinho compartilhando sua incessante busca por conhecimento e aperfeiçoamento, exemplificando a inquietude que impulsiona muitas profissionais na área contábil.

“Estou em busca de mais um curso. É uma busca incansável de aprendizado. Para cobrar, preciso ter noção do que se trata e como faz sobre tal assunto. Tenho uma inquietação por aprendizado, por conhecimento. É o que me move”, afirmou Tanísia.

Enfatizando a amplitude dos conhecimentos exigidos para a atuação de uma contadora, Dalyanna destacou que além das competências técnicas, é necessário um amplo entendimento de diversas áreas. Ela também ressaltou o papel fundamental do CRCAL Mulher como um espaço onde encontrou apoio e a diversidade de experiências de vida de cada integrante, formando assim uma sólida rede de suporte entre mulheres contadoras.

Networking

A Presidente do CRCAL, Adriana Araújo, e a presidente do Sindcont-AL, Ana Paula Tavares, ressaltaram a necessidade do networking na construção da carreira, incentivando os profissionais a saírem de suas zonas de conforto em busca de novas experiências e parcerias. Enfatizaram ainda a importância da educação continuada na evolução profissional dos contadores.

“Educação continuada é preciso. É uma luta incansável do sindicato fazer esse profissional da contabilidade que está dentro do seu escritório, se atualizar, aperfeiçoar os seus conhecimentos e se profissionalizar”, reforçou Ana Paula.

Durante o evento, a platéia teve a oportunidade de participar ativamente, com perguntas e contribuições. Uma das questões levantadas pela contadora Deisielle Souza foi sobre como a classe contábil pode acolher as mulheres. Adriana Araújo apontou a diversidade como chave para essa transformação, enfatizando a necessidade de um movimento conjunto em direção à mudança.

“Diversidade. O movimento está crescendo, hoje, estamos caminhando junto aos rapazes. Temos negras, índios, autistas, PCDs, turma da terceira idade, e tantas outras. Precisamos tratar da diversidade. As pessoas precisam não só aceitar, mas querer mudança”, disse Adriana.

Encerrando o painel, a Presidente do CRCAL reiterou a importância do foco, disciplina e determinação na busca pelos objetivos profissionais, que com incentivo, as mulheres conseguem chegar e ir atrás do que realmente desejam.

VEJA A GALERIA DE FOTOS