DestaquesNotícias

Papo de Mestre: Conselho lança série de palestras com acadêmicos pela FUCAPE Business School

Por 11/08/2022agosto 16th, 2022Sem comentários

Vice-presidente de Controle Interno, Nicholas do Nascimento, faz palestra de estreia e aborda Gestão e Inovação nas organizações contábeis. Clique para ir à página do evento.

Christiane Duarte
Comunicação CRCAL

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) inicia no próximo dia 23 de agosto, a série Papo de Mestre, uma programação com 12 palestras gratuitas ministradas por contadores mestres em Ciências Contábeis, formados pela FUCAPE Business School, do Espírito Santo.

Os eventos presenciais vão acontecer no auditório do conselho, em Maceió, e serão  abertos aos profissionais regulares e estudantes de contabilidade.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCAL, José Carlos Melo, conta que a série Papo de Mestre é um projeto que busca entregar qualificação gratuita a classe contábil Alagoas.

A iniciativa é uma culminância do contrato firmado em 2018, entre o CRCAL e a instituição de ensino superior, dentro do Programa de Educação Profissional Continuada (Edital CRCAL nº 2018/01).

Naquele ano, o conselho abriu seleção para bolsas parciais de mestrado em Ciências Contábeis para graduados de Alagoas. Cerca de 25 profissionais foram selecionados e a entrega de conteúdo é uma contrapartida à classe contábil.

Pres. José Vieira (à esquerda) e VP José Carlos Melo destacam o fortalecimento da classe contábil por meio da educação continuada

“Este incentivo à formação acadêmica eleva o nível técnico da categoria no mercado alagoano. São mestres stricto sensu que estão atuando na esfera pública, no mercado privado, nas instituições de ensino superior. Agora, eles vão também difundir parte do conhecimento adquirido para profissionais da contabilidade, de forma gratuita”, explica o vice-presidente José Carlos Melo.

GESTÃO E INOVAÇÃO

A palestra de abertura está marcada para o próximo dia 23 de agosto, às 14h30 e traz como tema Gestão e Inovação nas Organizações Contábeis. A apresentação será feita pelo contador Nicholas Cansanção do Nascimento, Mestre pela FUCAPE, empresário contábil e atual vice-presidente de Controle Interno do CRCAL (clique aqui).

O evento presencial será realizado na sede do conselho, no bairro do Pinheiro, em Maceió, que comporta até 60 pessoas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo www.crcal.org.br, acessando o menu Desenprof.

A coordenadora da Comissão de Estudos Técnicos e Científicos (Cetec) do CRCAL, professora Rita Medeiros,  ressalta a importância da existência de projetos que incentivem a formação acadêmica e científica por parte do conselho. “O convênio firmado com a FUCAPE viabilizou a 1ª turma de Mestres genuinamente de Alagoas. Em contrapartida, estes Mestres irão oferecer palestras gratuitas que contribuirão para o aperfeiçoamento de toda classe contábil alagoana”, reforçou.

Para o presidente José Vieira, o projeto Papo de Mestre é a consolidação de um compromisso de gestão, que aposta na educação continuada como uma força da categoria. “Em um mundo competitivo, o acesso ao conhecimento é um fator preponderante. Essa disseminação que estamos promovendo fortalece mais nossa a categoria, bem como a futura geração contadores e contadoras”, destaca o presidente.