Parceria entre Abracicon e Universidade de Illinois oferecerá cursos a contadores

Por Ingrid Castilho

Comunicação CFC

O ano de 2020 ainda nem chegou e as boas notícias já começaram. Uma delas é a assinatura do protocolo de intenções para uma parceira internacional entre Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e a Universidade de Illinois, entidade pública localizada no estado americano de mesmo nome. O objetivo é que a instituição, referência mundial em negócios, ofereça cursos a distância, a preços acessíveis, a profissionais contábeis brasileiros. O projeto também contará com o apoio do Departamento de Contabilidade da Gies College of Bussiness (Gies Accountancy).

A assinatura aconteceu no último dia 5 de dezembro, durante a Reunião Plenária do CFC, em Brasília (DF) que marcou o encerramento das atividades do Plenário do Conselho em 2019. Participaram do ato o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal, José Antonio de França, representando a presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim; Gerlando Lima, professor adjunto do Departamento de Contabilidade da Universidade de illinois at Urbana Champaign; W. Brooke Elliott, Chefe do Departamento de Contabilidade da Universidade de Illlinois; e Nerissa Brown, professora associada do Departamento de Contabilidade mesma universidade.

A presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim, comemorou a assinatura, enfatizando que o capital humano, aquele que diz respeito às capacidades de cada profissional, é o maior patrimônio que qualquer cidadão ou instituição pode ter. “Oportunizar o aprendizado é possibilitar chances de crescimento profissional, educacional e pessoal a cada contador. Não há como mensurar isso no cenário atual em que as mudanças no papel do profissional contábil e de finanças no âmbito dos negócios são constantes. Aqueles que se atualizam estarão sempre à frente”, comentou.

Nesta parceria, a Gies Accountancy disponibilizará o conteúdo dos cursos e gerenciará a plataforma de hospedagem. A Abracicon divulgará as capacitações aos profissionais e coordenará o processo para pontuação deles no Programa de Educação Profissional Continuada do CFC. Em um primeiro momento, será ofertada uma sequência inicial de cursos, com dois a quatro módulos, com direito a certificados também emitidos pela Gies Accountancy.

As capacitações são online, permitindo aos profissionais que as realizem em seu próprio tempo e de acordo com objetivos educacionais e pessoais. Os cursos serão nas áreas técnicas de: Análise e Visualização de dados (Data Analytics and Visualizaton); Relatório Financeiro (Financial Reporting); Contabilidade Gerencial (Management Accounting); Auditoria (Auditing); Tributação (Taxation); Responsabilidades Profissionais (Professional Responsabilities); e Negócios, Estratégias e Liderança (Business, Strategy, e Leadership).

A Universidade de Illinois está entre as 30 melhores do mundo, segundo a Academic Ranking of World Universities, assim como é uma das principais faculdades públicas dos Estados Unidos. A instituição é pioneira em pesquisas inovadoras que abordam problemas globais e expandem a experiência humana.