78 profissionais da Contabilidade participaram

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL com informações Ascom Sefaz/AL

Mais um fruto da parceria entre o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) e a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (SEFAZ/AL) levou conhecimento para a classe contábil alagoana. Nesta segunda-feira (21/10), foi realizada a palestra “Novos Sistemas de Malha Fiscal”, no auditório da secretaria, que ficou lotado, 78 profissionais participaram.

“A parceria entre o CRCAL e a SEFAZ/AL busca criar um diálogo permanente entre o fisco e os profissionais da Contabilidade, levando sempre informações às contadoras e contadores sobre os procedimentos da secretaria e buscando atender às demandas da classe contábil, no que diz respeito à assuntos, como atendimento e obrigações”, pontuou o Presidente do CRCAL, Paulo Braga.

A palestra foi ministrada pela Superintendente de Planejamento Fiscal, Alexandra Vieira, pelo Chefe de Planejamento da Ação Fiscal, Eduardo Egypto, e pela Gerente de Planejamento Fiscal, Edileuza Vasconcelos, e contou com a presença do Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional do CRCAL, José Vieira dos Santos, e o Conselheiro Abinael Félix.

 

De acordo com Alexandra Vieira, o evento buscou demonstrar as novas rotinas que a Sefaz está adotando em termos do projeto Cartão de Visita e do projeto de Malhas Fiscais. Ela conta que existe uma mudança de cultura com o Contribuinte Arretado, uma proximidade maior entre o Fisco e a Sociedade. No modelo de fiscalização da Fazenda, agora vão ser colocadas malhas rotineiramente, as quais o contribuinte pode ter acesso às informações a partir do Portal do Contribuinte.

 

“Uma parceria que a gente está promovendo, em primeira mão, mostrando aos contadores alagoanos – usuários primordiais que trabalham essas informações – para que eles possam saber como manusear a ferramenta e identificar essas situações. Ou seja, vai ter muito mais informações, muito mais agilidade na resolução de seus problemas”, explica a superintendente de Planejamento Fiscal.