Skip to main content
search
Destaques

PER/DECOMP foi o tema da videoconferência do CRCAL

Os profissionas que não participaram pode ver o vídeo no canal do conselho no Youtube

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) realizou a videoconferência sobre PER/DECOMP, nesta sexta-feira (24/07). O evento, organizado pela Câmara e pela Comissão de Desenvolvimento Profissional do conselho, contou com a palestra do contador, professor, empresário contábil, especialista em SPED e Direito Tributário, Luiz Fernando.

O evento virtual foi aberto pela vice-presidente Técnica e de Desenvolvimento Profissional do CRCAL, Maria José Sobral Tomaz, que iniciou agradecendo a presença de todos, em nome do presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos, e apresentando o palestrante.

O contador e consultor contábil/financeiro, pós-graduando em Auditoria e Gestão Tributária, integrante da Comissão de Desenvolvimento Profissional do CRCAL, Edmilton Avelino, atuou como mediador, fazendo suas observações sobre o assunto e passando as perguntas dos participantes ao palestrante.

Luiz Fernando abriu sua palestra falando sobre as mudanças ocorridas na profissão contábil com o advento da tecnologia. “O contador era um guarda-livros. A profissão evoluiu de acordo com a tecnologia. Hoje, temos a Era Digital, do SPED, migrando do papel para o online, com assinatura digital, armazenamento em nuvem, sistemas e declarações eletrônicas, como eSocial, EFD-Reinf, DCTFWEB e PER/DECOMP.

O palestrante explicou as regras gerais de PER/DECOMP, da Receita Federal do Brasil e explicou sobre a IN 1717, de 17 de julho de 2017, que estabelece normas sobre restituição, compensação, ressarcimento e reembolso, no âmbito da Secretaria da Receita Federal do Brasil. Ele também orientou sobre o passo-a-passo para acessar o PER/DECOMP no portal do e-CAC, enviar declarações, manifestações, fazer consultas, entre outros.

Ao final, os participantes eram só elogios e agradecimentos. “Parabéns, gostei muito! Obrigado pela contribuicão com o nosso conhecimento, disse Jean Nilo Vargas.

O palstrante também agradeceu pela oportunidade e deixou uma mensagem para os participantes. “Agradeço ao CRCAL e a todos os participantes. O caminho é esse: buscar conhecimento com qualidade e planejamento, vocês terão muito sucesso”, afirmou.

 

Close Menu