Destaques

Piso salarial é instituído para profissionais contábeis das áreas pública e privada em Alagoas

Acordo, realizado entre o Sindcont/AL e o Sescap/AL, atende a um pleito do CRCAL

Por Ascom CRCAL

Os profissionais contábeis alagoanos têm uma grande conquista para comemorar. O Sindicato dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Sindcont/AL) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de Alagoas (Sescap/AL) realizaram um acordo para estabelecer o piso salarial aos profissionais contábeis do estado, que atuam nas áreas pública e privada, referente ao período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2021.

Os salários variam de R$ 1.600,00 a R$ 4.183,00, dependendo do cargo. Confira a tabela salarial clicando aqui: TABELA SALARIAL 2021

Segundo o documento, “As empresas da categoria econômica ou órgãos públicos reajustarão os salários de seus funcionários que recebam acima do piso salarial previsto nesta convenção, a partir de 1º de janeiro de 2021, mediante a aplicação do percentual de 5,45%”.

Ainda de acordo com o documento, “A Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região confirma: sob à Luz da Lei 13.467/2017 (nova Legislação Trabalhista), benefícios como: vale-alimentação, vale transporte, Participação nos Lucros, reajuste salarial, dentre outros, somente farão jus os empregados que contribuem ao sindicato”.

A instituição do piso salarial atende a um pleito antigo do CRCAL e quem esteve nesta frente, representando o CRCAL, nos últimos anos, foi a conselheira Lisângela Rubik. “É um mérito igual para todos por fortalecerem a classe. É uma vitória nossa, podemos comemorar”, acrescenta a contadora pública.

Para o presidente do CRCAL, é uma conquista muito importante para os profissionais alagoanos. “Havia uma grande necessidade de estabelecer o piso como forma de valorizar os nossos profissionais com salários mais justos e oferecer um parâmetro para que os mesmos cobrem seus honorários. Quero, em nome de todo o corpo de conselheiros do CRCAL, agradecer e parabenizar os presidentes do Sindcont e Sescap por esse avanço histórico na contabilidade alagoana”, concluiu o presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos.