Skip to main content
search
DestaquesNotícias

Plenária de dezembro aprova orçamento de 2023 e faz balanço positivo das ações do ano

Christiane Duarte
Comunicação CRCAL

O plenário do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas reuniu-se na última quarta-feira (21), para a última sessão ordinária do ano. Entre outras pautas, a plenária aprovou o orçamento do CRCAL para 2023 e fez um balanço das ações realizadas este ano. 

Antecedendo a plenária, foi realizada uma sessão do Tribunal Regional de Ética e Disciplina (TRED), organismo do conselho responsável por julgar os recursos de processos de fiscalização profissional.  Os conselheiros e conselheiras presentes analisaram cinco processos. 

O presidente do CRCAL, contador José Vieira, conduziu a plenária de dezembro e fez uma explanação sobre o orçamento da entidade para 2023. A peça orçamentária que faz a previsão de receitas e despesas para o ano seguinte foi aprovada com o valor de R$ 3,09 milhões, um acréscimo de cerca de 20% em relação a 2022.

O crescimento foi possível devido ao bom desempenho de arrecadação deste ano, o aumento no número de registros profissionais e organizações contábeis, bem como a redução de despesas. O plenário também aprovou o balancete referente à novembro. 

BALANÇO POSITIVO

Na sessão também foi apresentado um balanço das principais ações realizadas pelo CRCAL, que superou metas estabelecidas pelo CFC, na agilidade de processos, à exemplo da Câmara de Registro, Fiscalização, Ética e Disciplina. 

Segundo o relatório, o conselho realizou 371 diligências de fiscalização e 173 novos registros profissionais. 

Na Câmara de Desenvolvimento Profissional, o CRCAL ofertou ao longo do ano 42  eventos de capacitação, sendo 26 palestras e 16 cursos. Do total, 40 eventos foram gratuitos e parte deles pontuados no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), com somatório superior a 40 pontos. 

Também foi positiva a avaliação da Câmara de Administração e Planejamento, que tem implantado melhorias na governança, com treinamentos internos e a preparação do CRCAL para o sistema digital de processos SEI, que iniciará em janeiro de 2023.

GOVERNANÇA E MODERNIZAÇÃO

O presidente José Vieira também destacou a governança e modernidade na gestão têm sido dois grandes destaques no Sistema CFC/CRCs – que foi reconhecido pelo Tribunal de Contas da União como exemplo para os demais conselhos de classe do país. 

“Enxergamos que os profissionais contábeis são os grandes protagonistas deste processo de melhoria de governança nas organizações, sejam públicas e privadas. E aqui em Alagoas, queremos de fato acompanhar essa modernidade”, disse o presidente José Vieira. 

Complementando o assunto, o conselheiro federal Carlos Henrique do Nascimento, atual vice-presidente de Registro do CFC, destacou a liderança do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que conquistou o Prêmio Rede Governança Brasil, na categoria administração pública, e tem dois representantes nomeados para presidir duas importantes organizações.

“O CFC, por meio de seus representantes, tem gozado de prestígio nacional e internacional. Nosso presidente Aécio vai comandar o Fórum dos Conselhos Federais de Profissão Regulamentada, o Conselhão, e a ex-presidente do CRCAL, Maria Clara Bugarim, vai presidir o Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea).  De fato, lideramos diversas frentes de gestão”, comentou Carlos Henrique. 

Participaram também da plenárias os vice-presidentes Adriana Araújo, José Carlos Melo, Antônio Ricardo Guedes e Nícholas Nascimento; as conselheiras Luciane Lemos, Lucineide Rocha, Maria José Tomás, Ana Paula Oliveira e o conselheiro Marcello Quirino; conselheiros por Arapiraca Rosângela Soares Almeida e Jordão Vieira; conselheiro por Palmeira do Índios, João Henrique Medeiros e o Delegado Representante em Porto Calvo, Jackson Queiroz. 


VEJA A GALERIA DE FOTOS 

Close Menu