DestaquesNotícias

Plenária de julho discute Plano de Ação de Sustentabilidade do CRCAL

Os conselheiros e conselheiras de contabilidade de Alagoas se reuniram no último dia 29 para a sessão plenária do mês de julho. A audiência foi feita virtualmente e teve entre as pautas o Plano de Ação de Sustentabilidade Financeira do CRCAL, a aprovação dos balancetes de junho e a discussão sobre a atuação dos conselhos de todo o País durante o período eleitoral deste ano.

Conduzida pelo presidente José Vieira,  a sessão foi aberta com a explanação sobre o Plano de Ação, que está sendo elaborado pela Diretoria Executiva do CRCAL juntamente com o Conselho Diretor, composto pela presidência e as quatro vice-presidências.

A vice-presidente de Administração e Planejamento, Adriana Araújo introduziu o tema, explicando que o documento é um desdobramento da visita da comissão técnica do CFC a Alagoas, ocorrida no início do mês, quando integrantes do CFC vieram apresentar um diagnóstico regional, sugerir melhorias e verificar de perto as ações locais.

O trabalho contém um plano sistemático de ações que visa redução de custos, aumento de receitas e a implantação de medidas administrativas que buscam dar mais dinamismo à autarquia, tanto do ponto de vista financeiro-orçamentário quanto operacional.

“O CRCAL possui contas equilibradas, sem necessidade de cortes de gastos, mas sim, com possibilidade de otimização de receitas. As principais são a implantação da energia solar na nossa sede e a troca dos dois veículos de fiscalização próprios por contrato de aluguel – o que reduzirá custos com seguro, impostos e manutenção”, explicou Selma Araújo, Diretora Executiva do CRCAL.

“As duas medidas fazem parte de um estudo nacional do CFC, que calculou as despesas globais do Sistema CFC/CRCs com energia elétrica e frota, e verificou estas alternativas como mais econômicas. Ambas vão gerar economia e dar mais modernidade à nossa autarquia. Para aderir a elas, os regionais precisam elaborar o Plano de Ação. O nosso será entregue até a segunda semana de julho “, endossou o presidente José Vieira.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Carlos Melo, complementou o debate, ressaltando a agilidade da elaboração. “Gostaria de registrar o empenho dos membros do Conselho Diretor e dos colaboradores do CRCAL, atuaram para a construção do Plano de Ação e que será entregue dentro do prazo, para aprovação do Conselho Federal”, acrescentou.

BALANCETES E ELEIÇÕES GERAIS

Na sequência da pauta, o Vice-presidente do Controle Interno, Nicholas do Nascimento, colocou para apreciação os balancetes referentes ao mês junho, aprovado por unanimidade. A Câmara de Ética, Fiscalização e Registro, sob responsabilidade do vice-presidente Antônio Ricardo Guedes, apresentou as atas sobre os processos do setor, também aprovadas pelo plenário.

O VP também elogiou a conquista do CRCAL, que agora passa a ter acesso ao sistema de acesso da Junta Comercial de Alagoas, o que vai facilitar a fiscalização sobre possíveis atuações de contadores irregulares, diretamente no cadastro da Juceal.

Por fim, a plenária tomou conhecimento do Ofício expedido pela Diretoria Executiva do CFC, o qual faz recomendações sobre a publicidade e comunicação nos canais oficiais  e redes sociais do Sistema CFC/CRCs, durante o período eleitoral.

Apesar de os conselhos não fazerem parte do Poder Executivo e não estarem obrigados a seguir as regras da Lei Eleitoral imposta às repartições públicas federais e estaduais, a recomendação é, entre outras medidas, seguir a mesma orientação de não veicular marcas de gestão e programas governamentais , buscando a isenção do Sistema nas eleições gerais de 2022.