DestaquesNotícias

Plenária de maio faz balanço do mês e destaca educação contábil

Por 06/06/2022junho 17th, 2022Sem comentários

Os conselheiros regionais de contabilidade de Alagoas realizaram no último dia três de junho a reunião plenária relativa à maio. A sessão ocorre ordinariamente uma vez por mês,  onde são apresentados os balanços de ações das quatro Câmaras do CRCAL e debatidos assuntos relevantes ao exercício da profissão contábil.

Nesta sessão, os conselheiros e conselheiras presentes discutiram sobre educação contábil,  a mobilização do CRCAL em torno da ajuda humanitária às famílias atingidas pelas chuvas em Alagoas, além de assuntos administrativos do conselho.

O presidente do CRCAL, contador José Vieira abriu os trabalhos falando sobre solidariedade e solicitando  empenho dos conselheiros na campanha de arrecadação de alimentos e artigos de higiene pessoal, realizada pelo conselho por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil.

“Estamos mobilizando todos os profissionais contábeis, bem como toda a sociedade, a fim de ajudar estas famílias desalojadas e desabrigadas. Peço vocês, conselheiros e conselheiras, que contribuam não apenas com doações, mas também apoio logístico para que os donativos cheguem o mais rápido ao destino”, enfatizou o presidente.

O presidente também usou a palavra de abertura para homenagear a servidora Arábia Santos, que completou em maio 33 anos de serviços ao CRCAL. Com a presença de todo os colaboradores, a servidora recebeu um agradecimento oficial impresso, em nome da instituição.

ORDEM DO DIA

Na ordem do dia, foram colocados em votação a minuta da atualização do Plano de Cargos e Salários dos servidores do CRCAL, bem como a proposta do Plano de Demissão Voluntária, a ser enviada para apreciação do Conselho Federal de Contabilidade, ambos aprovados por unanimidade.

Também nesta sessão, foi comunicada a renúncia da conselheira suplente Helenice de Oliveira Silva, que solicitou sua saída do conselho por motivos de ordem pessoal.

Na plenária, os vice-presidentes do CRCAL fizeram o habitual relato de suas respectivas câmaras, prestando conta das ações e antecipando a planejamento para os meses subsequentes.

A VP de Administração e Planejamento, Adriana Araújo iniciou as apresentações, onde falou sobre a reorganização dos processos internos do CRCAL, com destaque a implantação do SEI – Sistema Eletrônico de Informações, criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e utilizado por diversas entidades públicas pelo país.

“O SEI é um sistema consistente de processos, usado pelo Governo do Estado de Alagoas e diversas outras instituições públicas, inclusive em outros CRCs. Sem dúvidas vai contribuir muito na otimização de abertura e tramitação de processos. Todos os funcionários do CRCAL já fizeram a capacitação e esperamos concluir a implantação no mês de julho”, relatou a vice-presidente.

O vice-presidente de Controle Interno, Nicholas do Nascimento, fez um breve explanação sobre a conclusão dos balancetes, cujos relatórios foram colocados para votação do plenário e aprovados sem ressalvas.

Já a câmara de Desenvolvimento profissional, dirigida pelo vice-presidente José Carlos Melo, destacou a participação do CRCAL na primeira edição do Conexão Contábil, projeto nacional do CFC, ocorrido em Teresina (PI), nos dias 11 e 12  de maio.  Ele a vice-presidente Adriana Araújo representaram Alagoas na primeira edição.

“Foram dias de muito conhecimento compartilhado, que facilita o acesso da classe a grandes questões, com sustentabilidade, inovação tecnológica, gestão e a própria educação contábil”, resumiu José Carlos Melo.

Participaram da plenária e maio as conselheiras Maria José Tomás e Luciana Lemos, os conselheiros Silvanio Bezerra, de Delmiro Gouveia, Ricardo Leite, Thiago Pereira, Radjalma Amorim e Antônio Lamenha Junior. A sessão contou ainda com a presença do vice-presidente de Registro, Fiscalização, Ética e Disciplina, Antônio Ricardo Guedes Lins, do Conselheiro Federal Aberto Gaia,  do Vice-presidente de Registro do CFC, o conselheiro alagoano Carlos Henrique do Nascimento, da diretora executiva Selma Araújo e assessora da presidência Waldenice Barros.