Ifac comunica coalizão entre organismos para constituir estrutura de relatórios de sustentabilidade

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Em ano marcado pela consolidação da importância dos relatórios de sustentabilidade para os mercados, duas entidades internacionais – o International Integrated Reporting Council (IIRC) e o Sustainability Accounting Standards Board (Sasb) – anunciaram processo de coalizão, em andamento, para constituir uma nova organização – a Value Reporting Foundation. O comunicado foi feito, esta semana, pela International Federation of Accountants (Ifac) às suas entidades filiadas. No Brasil, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Instituto dos Auditores Independentes (Ibracon) são membros da Ifac.

Ainda de acordo com o comunicado, a Ifac publicou, no início de setembro, um documento chamado IFAC’s Way Forward, no qual solicita que a Fundação IFRS estabeleça um novo Conselho de Padrões de Sustentabilidade com atuação paralela ao International Accounting Standards Board (Iasb).

“Um componente crítico para o sucesso deste novo Conselho será sua capacidade de alavancar a experiência e as exigências existentes de relatórios das principais iniciativas de sustentabilidade, incluindo IIRC e Sasb, bem como CDP [Global Environmental Impact], CDSB [Climate Disclosure Standards Board] e GRI [Global Reporting Initiative]. Acreditamos que este é o melhor caminho para racionalizar o atual ecossistema fragmentado e melhorar os relatórios abrangentes que refletem a criação de valor”, afirma Kevin Dancey, diretor da Ifac.

A coalizão entre os organismos, com a finalidade de constituir uma estrutura de relatórios corporativos abrangente para impulsionar o desempenho da sustentabilidade global, foi considerada especialmente oportuna pela Ifac, uma vez que a consulta da Fundação IFRS sobre a criação de um novo Conselho de Normas de Sustentabilidade ainda está em andamento.

Também consta no comunicado da Ifac uma solicitação para que as entidades-membros participem da audiência pública promovida pelo Iasb, cujo prazo encerra-se em 31 de dezembro. “Agora é o momento para a profissão contábil emprestar sua voz e sua experiência”, diz ainda o documento.