DestaquesESPECIAL 5ª CONVENÇÃONotícias

Prêmio Científico elege três melhores artigos acadêmicos na 5ª Convenção de Contabilidade de AL

COBERTURA ESPECIAL 5ª CONVENÇÃO

Uma premiação científica escolheu os três melhores artigos acadêmicos na área contábil, durante a 5ª Convenção Alagoana de Contabilidade, que aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro, em Maceió.

O concurso teve o mesmo tema do evento – Protagonismo, Inovação e Tecnologia-, e entregou R$ 10 mil em prêmios para os autores dos melhores trabalhos. O prêmio buscou incentivar as pesquisas na área em Alagoas e promover uma entrega à sociedade alagoana, por meio da produção acadêmica local.

A programação científica da 5ª convenção foi coordenada pela conselheira do CRCAL, Ana Paula Oliveira, Consultora Contábil e coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Estácio.

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão formada por profissionais, docentes e conselheiros do CRCAL.

Foram nomeados para julgar os trabalhos Ernando Jose Albuquerque Melo Junior, Alexandro Alves Lins Leite, Elyrouse Cavalcante De Oliveira Bellini, Marcello Quirino Costa Da Silva, Érica Xavier De Souza, Luiz Gustavo Monteiro Camilo Dos Santos, Jardson Edson Guedes Da Silva Almeida, Lisângela Maria Rubik Da Silva, Erivaldo Oliveira De Matos, Maria Augusta Dos Santos, Thiago Santos Da Silva e  Tanísia Marinho Rodrigues.

“Tivemos dez trabalhos inscritos, todos de muita qualidade. A escolha se deu por critérios técnicos, estabelecidos previamente em edital e seguido à risca pelos integrantes da banca de avaliação”, explicou a conselheira e professora Ana Paula.

PREMIADOS
Os concorrentes ao prêmio submeteram seus trabalhos à comissão e puderam apresentar os artigos pessoalmente durante a convenção, na sala científica do evento.

As apresentações foram abertas aos participantes da convenção e também contaram com a presença de amigos e familiares dos pesquisadores. Dos dez artigos inscritos, cinco apresentaram os trabalhos na convenção.

A 1ª colocação, com prêmio de R$ 5 mil,  ficou com artigo “Solidez Fiscal nos entes Subnacionais: Qualidade da Informação como um Critério da CAPAG”, de autoria de Lucas Moura Nutel e coautoria de Marília Alexandre De Lima Alves e Israel Lins Oliveira.

Em 2º lugar recebeu R$ 2 mil, com o artigo “Programas Especiais de Parcelamentos de Impostos: Benefícios Para Empresas e Entes Públicos”, de autoria de Diogo Felipe Teles Ferreira e coautoria de Marluce Alves De Almeida Salgueiro, Marcia Adriana Magalhães Omena e Erica Xavier De Souza.

E em 3º, com prêmio de R$ 1 mil, foi  o artigo “O Futuro da Contabilidade Diante da Era Tecnológica: Impactos, Benefícios, Desafios e a Adaptação dos Profissionais”, de Roberta Nogueira Victor da Silva e coautoria de José Paulo de Lima.

O valor dos prêmios foi pago com recursos da rubrica de Desenvolvimento Profissional do CRCAL.

Os outros dois concorrentes foram os trabalhos “A Importância do Perito-Contador na Apuração e Investigação de Clima Organizacional Tóxico”, de Iris Cavalcanti, e “A Transfiguração do Profissional Contábil no Século XXI”, de Vitória Layla Rodrigues De Lima e coautoria de Mariana Borba Ataide.

Texto: Propósito Comunicação para CRCAL
Fotos: João Silva e Deco Monteiro

SOBRE A CONVENÇÃO

A 5ª Convenção Alagoana de Contabilidade foi promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas  (CRCAL) junto com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e apoio do CFC e realizada nos dias 29 e 30 de novembro, no espaço Armazém, em Jaraguá.

O evento contou com o patrocínio da Prefeitura de Maceió e Governo do Estado, além do apoio das empresas N3 Coworking, Prosol Sistemas Contábeis, Sococo, Popular Alimentos,  Grupo Coringa, Sindicato dos Trabalhadores do Açúcar e do Álcool, KNN Escola de Inglês,  Alfa 1 Telecomunicações e Layout Móveis Planejados.