Presidente do CFC fala sobre sustentabilidade no programa ContNews

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

A sustentabilidade e a necessidade de envolvimento dos contadores com o tema foram os assuntos apresentados pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, na 58ª edição do programa ContNews, do portal Contabilidade na TV. A apresentação do assunto aconteceu nesta quarta-feira (11) e foi transmitida pelo canal do portal no YouTube.

Ao tratar do tema, Breda alertou o público sobre os impactos que as populações enfrentarão devido à falta de consciência ambiental, os quais tendem a ser piores do que a pandemia do novo coronavírus. “Se a pandemia da covid-19 realmente nos pegou de surpresa e assolou o planeta como um todo, com milhares de mortes, isso é praticamente nada, é insignificante, frente àquilo que vamos enfrentar, e já estamos enfrentando, no nosso planeta, em termos de consequências pela falta de cuidado que nós estamos tendo com ele”, afirmou.

O presidente do CFC também destacou que o assunto precisa estar em pauta e que um novo comportamento precisa ser adotado pelo ser humano. “O tema da sustentabilidade ganhou notoriedade porque ele trata de uma questão que nós não estamos nos dando conta: continuamos vivendo nossa vida bem normal, como se, ao fim da nossa existência, a nossa geração precisasse somente consumir recursos e não precisasse deixar nada para as próximas gerações. Eu acho que esse tema deveria dominar todas as nossas agendas nos próximos anos sob pena de, ali adiante, nós termos situações muito piores do que essas que nós estamos vivendo hoje com a pandemia da covid-19”, afirmou.

Durante a exposição, Breda ainda falou sobre o Comunicado Técnico Geral (CTG) 09, que trata do Relato Integrado, e do trabalho e da preocupação do CFC com o emprego da sustentabilidade na contabilidade.

No programa, também foram apresentados outros assuntos de interesse da classe contábil e dos empresários. A analista da SCI Sistemas Contábeis, Cleide de Souza, falou sobre a obrigatoriedade do eSocial – Fase 3. Já a psicóloga Márcia Battiston explicou as estratégias para a retomada do trabalho presencial. Magda Battiston – Contabilidade na TV –, e Vanildo Veras – Contador Estrategista –, foram os moderadores do bate-papo.

Para acessar a 58ª edição do programa ContNews, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.