Skip to main content
search
Notícias

Presidente do CFC participa do Fórum Anual de Auditoria para PMEs

Por Amanda Oliveira
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, participou, nesta quinta-feira (3), do Fórum Anual de Firmas de Auditoria para Pequenas e Médias empresas. O evento, que aconteceu de forma virtual, foi organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), em parceria com o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

Com moderação da conselheira do CRCSP Angela Zechinelli Alonso e de Marcelo Galvão Guerra, diretor presidente da 2ª Seção Regional do Ibracon, a programação levantou questões referentes ao Cadastro Nacional de Auditores Independentes – Pessoa Jurídica (CNAI – PJ) e as restrições impostas por instituições financeiras à atividade de firmas de auditoria de pequeno e médio porte.

Na oportunidade, Breda propôs uma ação conjunta das entidades de classe para estimular a participação e divulgação do CNAI-PJ. Apesar de ter o objetivo de ser referência para o mercado, atualmente, apenas cerca de 120 empresas de auditoria integram o cadastro. “Se existe alguma dificuldade para que as empresas se cadastrem, precisamos avaliar. Estamos abertos a fazer qualquer tipo de mudança, se isso for para fortalecer o cadastro e, acima de tudo, para atrair novos participantes”, afirmou.

Com relação às restrições impostas às pequenas e médias firmas de auditoria, Breda reafirmou ser uma mediada absolutamente injusta e ilegal promovida por algumas instituições financeiras, pois desrespeita o fato de que todas as empresas habilitadas perante o CFC e CVM aplicam as mesmas normas de auditoria independente em seus trabalhos. O presidente do CFC propôs a criação de um grupo de trabalho, em parceria com o Ibracon para aprofundar o assunto e sugerir medidas a serem tomadas.

Além de Zulmir, estiveram presentes: José Donizete Valentina, presidente do CRCSP; José Aparecido Maion, vice-presidente do CRCSP; Francisco Antônio Maldonado Sant’anna, presidente do Ibracon Nacional; Carlos Augusto Pires, presidente do Ibracon 5ª seção regional;  Karla Carioca,  membro do GT GAPMP Ibracon; Rogério Rokembach, coordenador do comitê de Revisão Externa de Qualidade do CFC; Marcelo Gomes de Barros, conselheiro do CRCSP; e a Dra. Silvia Pachikoski, advogada e diretora da AASP.

Os especialistas discutiram sobre os desafios, oportunidades e tendências para pequenas e médias empresas de auditorias. A transmissão no YouTube reuniu, em média, mil participantes. A próxima edição do fórum está prevista para o dia 26 de agosto de 2021.

Para assistir ao debate na íntegra, clique aqui.

Close Menu