Geral

Presidente do CRCAL participa da solenidade de apresentação do novo Superintendente da Controladoria-Geral da União Regional Alagoas

Por 09/02/2018outubro 2nd, 2018Sem comentários

Cerimônia ocorreu na quarta-feira (07/02), na sede da PF-AL

Por Hannah Copertino
Ascom CRCAL

O novo Superintendente da Controladoria-Geral da União Regional Alagoas, Moacir Rodrigues de Oliveira, foi apresentado à sociedade nesta quarta-feira (07/02), na sede da Polícia Federal em Alagoas. Entre as autoridades convidadas que marcaram presença, estava o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, CRCAL, Paulo Sergio Braga da Rocha.

O Ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário, o Vice-Governador de Alagoas, Luciano Barbosa, o Secretário Executivo do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, José Marcelo Castro de Carvalho, e o delegado da Polícia Federal em Alagoas, Milton Rodrigues Neves, fizeram parte da mesa.

Depois de quatro anos de atuação em Curitiba, além da experiência no Acre, Paraíba e Rio Grande do Norte, Moacir Rodrigues de Oliveira chega a Alagoas. Ele é Mestre em Políticas Públicas, formado em Direito e com especialização em Contabilidade e Auditoria. O Superintendente atua como servidor da CGU há 21 anos e participou de operações de grande repercussão no país como a Lava Jato, Carne Fraca, Sinapse, São Lucas, Via Ápia e Research.

Em seu discurso, Moacir Rodrigues de Oliveira mandou uma mensagem aos representantes dos órgãos de controle e de combate à corrupção. Ele disse que quer aproximar mais as instituições, fortalecer as relações e reafirmou o êxito das parcerias nas diversas operações realizadas pelo país. O Superintendente falou também que vai manter um diálogo responsável com os órgãos de controle voltado aos interesses da CGU e da sociedade.

Em sua conversa com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, Moacir Rodrigues de Oliveira afirmou que quer ter o CRCAL como um parceiro. “Como nós temos um compromisso de capacitar conselheiros e os próprios gestores públicos, acho de fundamental importância a participação do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas em parceria com a CGU. Há uma lacuna de conhecimento para conselheiros e gestores públicos na aplicação do recurso público federal que o Conselho poderá oferecer. O nosso enxergar sobre o trabalho é sempre trazer efetividade à política pública, trazer um ambiente de segurança jurídica para o gestor. Então, entendemos que esse é um desafio que não se enfrenta sozinho, é preciso agregar outras instituições, como o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, para participar junto com a gente e construir soluções para o país e para a sociedade”, afirmou o Superintendente.

O Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, Paulo Sergio Braga da Rocha, também destacou a relevância da parceria da entidade com órgãos como a CGU. “É muito importante que o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, enquanto órgão fiscalizador da profissão contábil, tenha essa parceria. Hoje em dia, existe uma preocupação muito grande dos Conselhos Regionais de Contabilidade, capitaneado pelo Conselho Federal, que a gente mantenha essa relação mais próxima para poder combater cada vez mais a corrupção. Estamos encontrando vários colegas contadores envolvidos em fraudes”, explicou o presidente do CRCAL.

Paulo Sergio Braga da Rocha falou ainda sobre as parcerias e ações exitosas do CRCAL para combater as irregularidades encontradas e avaliou como positivo o primeiro contato com o novo Superintendente da Controladoria-Geral da União Regional Alagoas. “Nós temos um convênio com o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Conexos, Gaesf, do Ministério Público Estadual, coordenado pelo Promotor de Justiça Cyro Blatter, e nós colocamos o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas cada vez mais à disposição para que consigamos minimizar os crimes e melhorar a relação e a imagem do contador perante a sociedade. A título de exemplo, nós fizemos um evento, no dia 11 de janeiro, com a participação do Ministério Público de Alagoas, sobre o código de conduta do profissional da Contabilidade e o código civil, mostrando ao contador o nível de responsabilidade que tem a nossa profissão. Nós vamos buscar estreitar mais a relação com os órgãos, a exemplo do MPE e CGU. Foi muito positiva a conversa com o novo superintendente da CGU”, finalizou o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, Paulo Sergio Braga da Rocha.