Destaques

Presidente do CRCAL participa do lançamento do projeto Município + Cidadão em Maceió, representando o CFC

Programa do governo federal envolve ações de desenvolvimento social, cultura e esporte com o intuito de combater a pobreza e tem Sistema CFC/CRCs como parceiro

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

O Ministro da Cidadania, Osmar Terra, esteve em Maceió para o lançamento do programa Município + Cidadão, nesta quinta-feira (17/10), no auditório da Casa da Indústria, na Avenida Fernandes Lima. Entre as autoridades presentes, estava o presidente do CRCAL, Paulo Braga, representando o presidente do CFC, Zulmir Breda.

Também participaram o Secretário Especial da Cultura, Ricardo Braga; o Secretário Especial Adjunto do Esporte, Marco Aurélio Araújo; o Secretário Especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra; o Prefeito de Maceió, Rui Palmeira; os Deputados Federais, Marx Beltrão, Isnaldo Bulhões Júnior e Fábio de Almeida Reis; o Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor; o Presidente da Associação dos Municípios de Alagoas, Hugo Wanderley Cajú; a Representante da Região Nordeste da Diretoria da Confederação Nacional de Municípios e Prefeita de Feliz Deserto, Rosiana Beltrão; o Presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmann Vieira; e o Presidente da Federação de Indústrias do Estado de Alagoas, José Carlos Lyra de Andrade.

Após a assinatura da Portaria que institui o programa Município + Cidadão na capital alagoana, o Ministro da Cidadania, Osmar Terra, explicou quais ações serão desenvolvidas no projeto e apresentou números que reforçam a necessidade de reduzir a pobreza no Brasil. Os Secretários do Ministério também apresentaram seus respectivos planos de trabalho dentro do programa.

O Município + Cidadão vai fortalecer e integrar políticas de desenvolvimento social, cultura e esporte, premiando os municípios que se destacarem na implementação de ações integradas. Existem várias metas previstas com atividades a serem realizadas nas cidades participantes do projeto, por meio de consórcios e editais. As informações sobre o programa estão no site cidadania.gov.br/municipiomaiscidadao.

Para o Ministro da Cidadania, o Sistema CFC/CRCs é um grande parceiro neste projeto. “Os Conselhos de Contabilidade são muito importantes nas leis de incentivo. As empresas podem não pagar o imposto de renda e, em troca disso, aplicar o mesmo valor em um projeto social. Então, o que gastaria pagando imposto, vai mudar a vida de muitas pessoas. Os conselhos podem ajudar orientando às empresas para que participem das leis de incentivo”, pontuou Osmar Terra.

O objetivo do governo federal é mudar a realidade de vulnerabilidade social com a promoção de festivais de música, de dança e de audiovisual; de olimpíadas municipais e de ações para geração de emprego e renda, além da inclusão das pessoas com deficiência, entre outras.

“O Programa Município + Cidadão prevê diversas ações com o objetivo de gerar desenvolvimento social. O Sistema CFC/CRCs está sempre buscando cumprir seu papel social e se coloca à disposição para contribuir com este projeto. Nosso país precisa desse tipo de investimento para que possamos fortalecer a cidadania, sendo mais justo e incluindo a população carente”, afirmou o presidente do CRCAL, Paulo Braga, representando o presidente do CFC, Zulmir Breda.

Ainda no lançamento do projeto, o Ministro da Cidadania, Osmar Terra, anunciou o pagamento do 13º no programa Bolsa Família e disse que o governo federal está trabalhando para regularizar o pagamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) às cidades ainda este ano.