Destaques

Presidente do CRCAL reúne-se com representantes da UFAL, Uneal, Fapeal e UFPB para tratar sobre implantação do Dinter em Contabilidade

Parceria busca gerar avanço no ensino em Alagoas, garantindo maior qualificação entre os profissionais da área

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

O Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), Paulo Braga, esteve reunido com o Reitor da Uneal, Odilon Máximo de Morais, o Vice-Reitor da Uneal e Conselheiro do CRCAL, Anderson Barros, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uneal, professora Ariane Loudemila Silva de Albuquerque, o Presidente da Fapeal, Fábio Guedes, representante da Ufal, professora Eliana, e a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da UFPB, Márcia Reis, e os Professores do PPGCC da UFPB, Dimas Queiroz e Orleans Martins, para tratar sobre o projeto de implantação do Doutorado Institucional (Dinter) em Contabilidade, nesta terça-feira (03/09), no Plenário do Conselho, em Maceió.

O Doutorado Interinstitucional (Dinter) caracteriza-se por turmas conduzidas por uma instituição promotora (nacional) nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora, localizada em regiões, no território brasileiro ou no exterior, afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa.

Na reunião, os participantes puderam conhecer o Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFPB, que oferece Mestrado e Doutorado, cuja Área de Concentração é Informação Contábil e as Linhas de Pesquisa são: Informação Contábil para Usuários Externos, Informação Contábil para Usuários Internos e Informação Contábil para Setor Público.

Os representantes das instituições se comprometeram em desenvolver ações para que o Dinter seja ofertado no estado. Este é mais um projeto importante que o CRCAL participa com o intuito de oferecer qualificação cada vez maior aos profissionais da área. Em fevereiro de 2018, o CRCAL e a Fucape deram início às aulas do primeiro Mestrado em Ciências Contábeis, em Maceió. Até hoje, Alagoas não possui um curso de Doutorado na área.

“A implantação do Dinter em Alagoas é mais um avanço significativo e muito importante para a classe contábil alagoana. Com ele, os profissionais da Contabilidade passam a ter a oportunidade de investir numa formação mais ampla e qualificada sem sair do estado. A reunião foi muito produtiva, aproveito para agradecer aos representantes das instituições parceiras e dizer que tenho a certeza de que este projeto se tornará uma realidade em breve”, pontuou o Presidente do CRCAL. Paulo Braga.

Para o Vice-Reitor da Uneal e Conselheiro Anderson Barros, o avanço se dá ainda nas instituições de ensino em Alagoas. “O importante desse projeto também é que ele vai proporcionar a formação de professores Doutores em Contabilidade em Alagoas. Essa parceria entre as instituições públicas que oferecem Ciências Contábeis, Ufal e Uneal, com o apoio da Fapeal e do CRCAL, irá contribuir neste sentido e, a médio prazo, vamos poder ofertar Mestrado em Alagoas”, enfatizou.