Presidentes do CRCAL e da AMA reafirmam parceria em reunião

Por Hannah Copertino

Ascom CRCAL

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), José Vieira dos Santos, fez uma visita cordial ao presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, nesta quarta-feira (10/03). Também participaram da reunião o conselheiro e coordenador da Comissão Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do CRCAL, José Carlos Melo; o coordenador da Comissão Política, Legislativa e Institucional do CRCAL, contador Marcello Quirino; a integrante da Comissão de Contabilidade Aplicada do Setor Público (CASP) do CRCAL, contadora pública Maria Augusta; o assessor jurídico do CRCAL, advogado Jonathan Araújo; e o presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB/AL, advogado Elias Ferreira.

Na ocasião, a AMA e o CRCAL reafirmaram a parceria entre as instituições e foram debatidos projetos e ações a serem desenvolvidos em conjunto. Entre eles, estão a realização de capacitações com profissionais contábeis que atuam nos municípios alagoanos, principalmente no que diz respeito à prestação de contas com ênfase nos recursos recebidos para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 e de uma campanha para aumentar a quantidade de Fundos Municipais dos Direitos da Criança, Adolescente e Idoso aptos a receber destinações do IRPF em Alagoas. Atualmente, apenas 44, das 102 cidades, estão com seus fundos regularizados.

“Nós temos uma parceria exitosa com a AMA, que vem ocorrendo ao longo dos anos, no sentido de realizar ações em prol dos contadores públicos dos municípios alagoanos. Os projetos ficaram comprometidos em 2020, devido à pandemia, mas pretendemos retomar as atividades este ano”, pontuou o presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos.

“O serviço de Contabilidade é quem dá segurança ao gestor público. Vamos fazer uma pauta alinhada com o CRCAL para capacitar os contadores dos municípios. A área pública é muito dinâmica. Todo ano, têm mudanças de normativas. Por isso, é preciso investir em capacitações. Uma pauta importante e urgente é sobre as alterações na legislação, devido à Covid-19”, observou o presidente da AMA, Hugo Wanderley.

O coordenador da Comissão Política, Legislativa e Institucional do CRCAL, contador Marcello Quirino destacou o quanto o diálogo entre as duas entidades é importante. “O CRCAL e a AMA possuem objetivos em comum e essa parceria gera avanços para os profissionais contábeis e para os municípios alagoanos”, afirmou.

Para a contadora, professora e integrante da CASP do CRCAL, os profissionais contábeis são essenciais para uma boa gestão pública. “O profissional contábil tem, dentre as suas atribuições, fornecer informações tempestivas e fidedignas, que servirão de base para o gestor na tomada de decisão, a prestação de contas e a transparência das contas públicas. Para isso, os municípios precisam ter contadores em seus quadros e esses profissionais devem estar atualizados”, concluiu.

Na reunião, o conselheiro e coordenador da Comissão Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), José Carlos Melo propôs uma parceria para auxiliar os municípios que não têm os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente aptos a receber destinações do IRPF. “Os municípios têm prazo, que vai de maio a setembro, para regularizarem os fundos perante o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Alagoas tem um potencial de receber R$ 31 milhões em destinações do IRPF, mas só recebemos meio milhão em 2020, disse José Carlos, apontando o exemplo da cidade de Arcoverde, em PE, que recebeu mais de 2 milhões de reais em 2020, um case de sucesso quando o assunto é destinação.

O presidente da AMA sugeriu a criação de uma comissão permanente para acompanhar periodicamente o andamento das ações. “Vamos estabelecer uma meta de chegar a 80 cidades com os fundos regularizados até o fim de 2021”, propôs Hugo Wanderley.

Para o presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB/AL, advogado Elias Ferreira, são ideias que fazem a diferença na sociedade. “Habilitar esses fundos é fundamental. O caminho é esse investir em ações que promovam a cidadania”, complementou.

Agora, a equipe técnica da AMA e os integrantes do CRCAL vão articular as ações necessárias para que os objetivos sejam alcançados. Para o presidente do CRCAL, foi uma reunião muito produtiva. “Agradecemos a receptividade do prefeito Hugo Wanderley e por manter a parceria com este conselho. Tivemos um debate importante de ideias e agora é colocá-las em prática. Desta forma, não só a classe contábil, mas toda a sociedade alagoana ganha com esse trabalho em prol da cidadania”, finalizou José Vieira dos Santos.