Notícias

Primeira de uma série, live discute a qualidade da pesquisa em contabilidade3 minutos de leitura

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

A Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), a Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) e a Revista Contabilidade & Finanças (RC&F), que estão entre os principais periódicos especializados em Contabilidade do País, estiveram em foco no debate “Qualidade da Pesquisa em Contabilidade: o que as Revistas Esperam”, realizado nesta quinta-feira (18), durante live no canal do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no YouTube.

No encontro ao vivo, Jacqueline Veneroso, coordenadora do Conselho Editorial da RBC; Gerlando Lima, editor da REPeC; e Fábio Frezatti, editor da RC&F, tiraram dúvidas e forneceram informações importantes para os autores de artigos, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos trabalhos e, dessa forma, facilitar a publicação nos periódicos.

Das três revistas envolvidas no debate, a RBC é considerada uma publicação técnica, enquanto a REPeC e a RC&F são científicas. “No Brasil, temos a oportunidade de publicar trabalhos em periódicos com escopos bem definidos e voltados para diferentes segmentos”, destacou Frezatti, após apresentar a revista da Universidade de São Paulo (USP).

Jacqueline Veneroso explicou que a principal característica da RBC é que a revista divulga estudos que transmitem experiências profissionais. “Esses artigos ganharam relevância, principalmente, a partir da criação dos cursos de mestrado e doutorado profissional”, afirmou a coordenadora do Conselho Editorial. A RBC foi fundada em 1912 e é editada pelo CFC desde 1971.

Por sua vez, Gerlando Lima destacou, entre vários outros pontos, os fatores essenciais para uma pesquisa de qualidade. “Não há ciência sem teoria”, disse o editor da REPeC, revista mantida pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), defendendo que a qualidade da ciência é expressada nos artigos.

De acordo com os professores, alguns problemas de artigos submetidos às revistas são introdução vaga ou muito genérica; objetivos indefinidos, sem conexão com os resultados; métodos confusos; resultados não discutidos apropriadamente. Além disso, eles destacaram que é importante que os articulistas leiam as normas dos periódicos, principalmente, para ver se o trabalho se enquadra no escopo daquela revista.

A live desta quinta-feira (18) foi a primeira organizada, em conjunto, pela RBC e pela REPeC, com a participação de editor convidado. Na abertura, o diretor da Abracicon, professor José Antonio de França, falou em nome da presidente da Academia, Maria Clara Bugarim.

Quem não pôde acompanhar a live, pode acessar a gravação do debate: clique em https://www.youtube.com/watch?v=shc2QoTyQw0

Próxima live

A qualidade da pesquisa em contabilidade vai voltar a ser discutida, em live no canal do CFC no YouTube, no dia 1º de julho, às 18 horas. O tema do encontro será “Passos para escrever um artigo”.

Na primeira parte da live, o evento contará com apresentações de Ernani Ott, professor da Unisinos e membro do Conselho Editorial da RBC; de José Elias Feres de Almeida, da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont) e editor associado da REPeC; e de Gerlando Lima, da REPeC e professor da Universidade de Illinois (EUA).

Na segunda parte, o tema será conduzido por Wenner Gláucio Lopes Lucena, da UFPB e membro da RBC; por Márcia De Luca, da UFC e editora associada da REPeC; Carlos Eduardo Facin Lavarda, da UFSC; e Jacqueline Veneroso, da RBC e professora da Universidade Federal de Minas Gerais.

Discussão em série

O objetivo dos professores responsáveis pela RBC e pela REPeC é realizar uma série de lives para debater a qualidade da pesquisa em contabilidade. Deverão ocorrer ao menos seis encontros, discutindo tópicos relacionados ao tema central. À medida que a programação seja confirmada, mais informações serão divulgadas.