Destaques

Profissionais contábeis participam de videoconferência sobre ECD, realizada pelo CRCAL, com Liêda Amaral e Danilo Lollio

Participantes puderam tirar dúvidas sobre o assunto

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

A Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCAL, coordenada pela vice-presidente Maria José Sobral Tomaz, conduziu a videoconferência sobre Escrituração Contábil Digital (ECD) com Liêda Amaral e Danilo Lollio, realizada nesta segunda-feira (08/06), pelo Zoom e Youtube, onde o vídeo continua disponível.

Em sua abertura, a conselheira Maria José agradeceu a participação dos palestrantes, leu os currículos deles para então iniciar o evento. “É sempre uma honra receber Liêda Amaral e Danilo Lollio, dois grandes profissionais contábeis e só temos a agradecer, em nome de todo o CRCAL”, disse a vice-presidente.

Criada pela IN RFB Nº 1.774, de 22 d dezembro de 2017, a ECD estabelece o envio de informações contábeis das empresas para a Receita Federal do Brasil. Em sua apresentação, o professor Danilo Lollio falou sobre as novidades para 2020 e explicou quais as empresas estão obrigadas a entregar a ECD, exceções, transmissão, assinatura, apresentação, entre outros pontos.

Segundo o professor, tem mudanças técnicas significativas em relação ao ano passado, no software e layout. Foi disponibilizada uma nova versão 7.0.3 e os sistemas dos profissionais contábeis devem estar preparados para atender à esta demanda. É preciso verificar esses detalhes com antecedência.

“O prazo é até o dia 31 de julho de 2020, mas não deixem para fazer no último dia. Vão fazendo, entregando, porque, se tiver algum problema, tem como ajustar. Não adianta falar que a internet falhou ou tava sobrecarregada, o fisco não quer saber”, alertou o professor.

Durante e após a palestra, os participantes puderam fazer perguntas e tirar suas dúvidas sobre o tema. Para quem acompanhou, foi um momento de muito aprendizado. “Como sempre ótima palestra. Obrigado”, comentou Maycon Douglas da Silva Mendes.

Finalizando, foram feitos agradecimentos e Liêda Amaral deixou um convite para a classe contábil alagoana. “Nós estamos com o Congresso Pensar Contabilidade, é um evento totalmente gratuito, são mais de 150 palestras, teremos todas as Normas Brasileiras de Contabilidade, SPED, Empreendedorismo, Compliance, Governança, entre outros assuntos”, pontuou.

O evento será realizado de 19 a 24 de julho, online e conta com o apoio do CRCAL. Para participar, é só se inscrever em pensarcontabilidade.com.br.