Profissionais contabilistas do interior participaram de ciclo de palestra sobre IRPF e FIA

Por 31/03/2016outubro 2nd, 2018Sem comentários

Evento também foi realizado para profissionais  da capital na sede do CRCAL

Fabiana Maciel

Com o período para entrega da declaração de Imposto de Renda se aproximando, o Conselho Regional de Contabilidade realizou, nas cidades de Arapiraca, Delmiro Gouveia e Palmeira dos Índios ciclo de palestras sobre Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e Fundo da Infância e Adolescência (FIA). As palestras foram ministradas pela analista-tributária da Receita Federal, Adélia Lima de Carvalho Almeida e pela Conselheira Cristina Carnaúba Tenório capacitando 70 profissionais ligados à área contábil.

A analista-tributária, Adélia Lima apresentou para os profissionais contabilistas as alterações do programa da Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física, para o exercício 2016, ano calendário 2015, bem como: obrigatoriedade da apresentação da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2016.

Segundo Adélia Lima “a realização de eventos voltados para os profissionais contábeis é importante, pois é uma forma de atualização nos temas abordados, visando aprimorar conhecimentos e prestar um serviço de excelência para os seus clientes, evitando erros nos preenchimento da DIRPF e transtornos futuros”, ressalta a analista.

Já a conselheira e coordenadora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Cristina Carnaúba Tenório, falou sobre a contribuição de até 6% do tributo sobre o valor devido para o Fundo da Infância e Adolescência. De acordo com a coordenadora,  a dedução pode ser destinada para projetos sociais que se enquadram no Estatuto da Criança do Adolescente e do Idoso (ECA).

O ciclo de palestra foi realizado nos dias 28 em Palmeira dos Índios, 29 em Delmiro Gouveia e fechando o ciclo no interior, dia 30 de março foi em Arapiraca. Já em Maceió, o evento foi realizado no dia 17 na sede do Conselho, incluindo a palestra sobre Livro Caixa com a contadora Luciana Lemos Cerqueira. No total, foram capacitados mais de 100 profissionais.