Capacitação foi promovida pelo CRCAL em parceria com a Casp

Por Hannah Copertino
Comunicação CRCAL

Os profissionais que trabalham com a área pública tiveram uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento com o Curso Controle Patrimonial Aplicado ao Setor Público, ministrado pelo Contador, Professor e Escritor, Diogo Duarte, nos dias 26 e 27 de setembro, no auditório do CRCAL.

“Este curso reforça o compromisso do CRCAL com a Educação Profissional Continuada da classe contábil alagoana. A Contabilidade Pública é uma área que tem lei específica, exige muitos dos profissionais, eles precisam ter condições de realizar um trabalho com precisão e responsabilidade e o conhecimento é o melhor caminho para atingir as obrigações e metas”, afirmou Presidente do CRCAL, Paulo Braga.

O curso, promovido pelo CRCAL em parceria com a Casp, que garantiu pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada atraiu Contadores de outros estados, além de Alagoas, como Bahia e Rio Grande do Norte, e trouxe uma das maiores referências no país quando o assunto é Contabilidade Pública.

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Diogo Duarte Barbosa é especialista em contabilidade pública e responsabilidade fiscal. Autor da obra Manual de Controle Patrimonial nas Entidades Públicas, editora Gestão Pública, co-autor do livro Entendendo a Contabilidade Patrimonial Aplicada ao Setor Público, do Ativo ao PL, co-autor do livro NBCASP – Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo, publicado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul e co-autor e co-organizador da obra Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Estudos e Práticas, editora Altlas, 2016. Também é um dos revisores do livro Processo Licitatório e a Lei Complementar n.º 123-2006 – Microempresa e Empresa de Pequeno Porte: Teoria e Prática. Como consultor e instrutor em nível nacional, capacita milhares alunos por ano. É Sócio-Diretor da CASP Online (www.casponline.com.br) e professor em disciplinas de pós-graduação em contabilidade aplicada ao setor público.

“Nós tratamos aqui de patrimônio, mas também de programação neurolinguística, essa parte interpessoal, relacionamento, questão de liderança porque patrimônio precisa ser implementado com técnicas de relacionamento, uma coisa depende da outra. Então, é um conjunto de conhecimento que o CRCAL traz e tivemos contadores do Ministério Público, Estado, Prefeitura, entre tantos outros profissionais de excelência e de renome, que me faz crer que o Conselho não está somente no caminho certo, ele está no caminho da excelência, capacitando os profissionais para que o setor público seja eficiente e que todos ganhem”, ressaltou o professor.

Para os contadores alagoanos, foi uma ótima oportunidade de se qualificar sem precisar sair do estado. “O CRCAL trouxe um profissional altamente gabaritado, professor Diogo Duarte, já fui aluna dele, esse curso foi nota 10, uma excelente oportunidade”, disse a contadora pública, Maria Augusta.

Além dos contadores, gestores públicos também participaram. “Já tinha participado de outro curso com o Diogo Duarte, muito capacitado. Trabalho com patrimônio público, o conhecimento que o professor passa dá um norte para o nosso trabalho”, concluiu Ana Cléa.