Skip to main content
search
Destaques

Profissionais da Contabilidade participam de Talk Show em alusão ao Outubro Rosa

Programação contou com palestras sobre empreendedorismo feminino, saúde mental e bem-estar

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

Para marcar a campanha de conscientização e combate ao câncer de mama, Outubro Rosa, a Comissão Estadual da Mulher Contabilista, do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), realizou o Talk Show “Profissional da Contabilidade, Invista em Você”, nesta quinta-feira (10/10), no Hotel Best Premier, na Pajuçara.

Compuseram a mesa de honra o Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional, José Vieira dos Santos, representando o Presidente do CRCAL, Paulo Braga; o Conselheiro do CFC e Presidente do SESCAP/AL, Carlos Henrique do Nascimento; a Coordenadora da Comissão Estadual da Mulher Contabilista, Maria José Sobral Tomaz; a integrante da Comissão Estadual da Mulher Contabilista, Conselheira Jandira Eugênio; e a Secretária-Geral Adjunta da OAB/AL, Cláudia Lopes Medeiros.

“É uma alegria para o CRCAL poder proporcionar uma oportunidade como esta para as nossas contadoras. Sempre abordamos muito a parte técnica nos eventos, mas precisamos também alertar para a importância de cuidar da saúde. Ver este auditório cheio é gratificante, a prova de que estamos em sintonia com os anseios da nossa classe”, disse a Coordenadora da Comissão Estadual da Mulher Contabilista, Maria José Sobral Tomaz.

Após o coffee break de recepção do público, as profissionais foram assistir às palestras. A programação começou com a Analista Técnica do Sebrae, parceiro do evento, Ana Madalena Sandes, falando sobre “Empreendedorismo Feminino”.

A palestrante apresentou uma pesquisa nacional do Sebrae sobre o assunto, que aponta o Brasil em 7º lugar no ranking dos países onde as mulheres mais empreendem, falou sobre os desafios enfrentados por elas, como a jornada múltipla, preconceito, falta de incentivo e juros mais altos, provocou reflexão sobre as práticas cotidianas que reforçam o machismo, encorajou as mulheres a empreender e, ao final, apresentou um vídeo da alagoana, de Igreja Nova, referência em empreendedorismo nacionalmente, Ana Lúcia Fontes, criadora da Rede Mulher Empreendedora.

“Quanto mais as mulheres puderem falar sobre empreendedorismo, melhor. É um momento para refletir sobre o que a gente pode fazer para chegar ao patamar de igualdade com os homens, questionar problemas, como a taxa de juros mais altas e dificuldade em ter crédito, e agir. É um momento também de ampliar a rede de contatos, muito importante”, afirmou Ana Madalena Sandes.

O talk show seguiu com o tema “Saúde Mental”, apresentado pela psicóloga Nielky Kalliellanya Bezerra da Nóbrega. Ela abordou as emoções mais frequentes no dia-a-dia, como devemos lidar com elas, relações interpessoais, problemas de saúde mental, como suicídio, depressão, a importância da rede de apoio, autoavaliação e autoconhecimento. A recomendação é buscar o equilíbrio no cotidiano e, se não conseguir, procurar um profissional da área.

“É difícil ter equilíbrio diante de tantas atrocidades, mas é possível. O conceito de saúde mental é bastante amplo, mas a ideia é como a gente pode refletir e buscá-la. Reconhecer o que a gente sente e entender como pode agir de uma maneira diferente”, pontuou Nielky Kalliellanya Bezerra da Nóbrega.

Para finalizar, foi a vez da professora de Educação Física, Déborah Prado, falar sobre “Respiração e Saúde”. Ela destacou a importância da respiração consciente no cotidiano como uma ferramenta que ajuda a combater problemas como ansiedade, nervosismo e insônia, proporcionando relaxamento, também falou sobre meditação e passou exercícios para as participantes praticarem.

“É uma grande honra participar de um evento desse, poder falar com um público maravilhoso de mulheres para que tenhamos consciência da respiração, melhorar a nossa vida porque a respiração é cura por si só, energia. Quando a gente fica no automático, esquece até de quem a gente é, então, tomando consciência da respiração, a gente se conhece para poder, a partir disso, se empenhar e se realizar”, observou Déborah Prado.

Durante o evento, as participantes receberam toalhinhas e rosas, como uma lembrança do CRCAL. “Achei o evento importantíssimo, trouxe informações úteis. Gostei demais de sair dessa correria de trabalho e ter um momento para a saúde”, avaliou a Contadora Fernanda Paulino.

As profissionais da Contabilidade eram só elogios ao talk show. “Achei maravilhosa a ideia, palestras diferentes e para as mulheres. Foi prazeroso poder participar desse evento, conclui a estudante Karol Gomes.

 

Close Menu