Notícias

Programa Pontapé: inscrições para estágio em contabilidade prorrogadas até sexta (28)2 minutos de leitura

O Governo do Estado de Alagoas prorrogou até a próxima sexta-feira (28) as inscrições para o Programa de Estágio Pontapé. A iniciativa pretende preencher todas as vagas de estágio na administração pública, disponíveis para estudantes do ensino superior. Em sua segunda edição, o programa está ofertando 1.200 vagas para os universitários, sendo 240 para os estudantes de contabilidade. 

Segundo o edital, a seleção é destinada à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que alocará os estagiários selecionados pelo programa nas unidades de ensino espalhadas por todo o Estado de Alagoas. O estudante convocado poderá estagiar por até dois anos no serviço público. 

Criado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o processo seletivo é realizado de forma 100% online e tem como principal critério de seleção o Coeficiente de Rendimento (CR). A remuneração para o estágio é de um salário mínimo e os interessados em concorrer a uma das vagas devem realizar seu cadastro na plataforma pontape.al.gov.br. O programa já conta com mais de 20 instituições de ensino cadastradas e é válido para graduações presenciais ou a distância. 

Para participar do processo seletivo os estudantes precisam estar devidamente matriculados e cursando, no mínimo, o segundo ano, para cursos de periodicidade anual, ou  terceiro semestre, em caso de curso de periodicidade semestral. De acordo com a Seplag, o Pontapé oferta vagas para ampla concorrência e oportunidade para Pessoa com Deficiência (PcD), para inscritos no Cadúnico e para aqueles que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou na privada com bolsa integral. 

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), Contador José Vieira dos Santos, reforça que esta é uma oportunidade para os acadêmicos de ciências contábeis da capital e do interior, e convoca os universitários para aderirem ao programa. 

“É muito importante que os estudantes de ciências contábeis se inscrevam e aproveitem essa experiência de estágio, que será relevante no futuro, quando graduados. Sem falar na contribuição que darão para Alagoas, auxiliando as escolas estaduais a cuidar bem dos recursos públicos e fazer uma gestão escolar em conformidade com as normas contábeis do Estado. O Pontapé é um excelente programa”, elogiou o presidente do CRCAL.

Entusiasta da iniciativa, Vieira ressalta ainda o caráter social do Pontapé e apoio do conselho em sua divulgação. “Temos um Estado com muita pobreza e poder ofertar  um estágio como este faz muita diferença na vida destes jovens. Possibilita o aprendizado específico sobre procedimentos e rotinas das contas públicas, além de dar suporte financeiro aos estudantes que mais precisam”, finaliza o presidente.