Skip to main content
search
Notícias

Projeto Abraçando o Controle Social promove Oficina Embaixadores do Planejamento na Unit

Por 16/07/2018outubro 2nd, 2018Sem comentários

Alunos desenvolveram atividades práticas

Por Hannah Copertino
Comunicação CRCAL

Mais uma ação foi realizada dentro do projeto Abraçando o Controle Social, lançado pelo CRCAL, CFC e CGE-AL, em maio deste ano. A Oficina Embaixadores do Planejamento ocorreu no sábado (14/07), no campus da Unit, em Maceió.

O Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional do CRCAL, José Vieira dos Santos, abriu o evento, agradecendo a presença de todos e destacando a importância da atividade no sentido de incentivar a prática do controle social, que é o principal objetivo do projeto.

“É muito importante entender como funcionam o orçamento e o planejamento no setor público para que assim possamos acompanhar as ações dos governos Federal, Estadual e Municipal. A ideia é que os alunos se tornem multiplicadores do conhecimento adquirido aqui, propagando, assim o Controle Social”, explicou Vieira.

Em seguida, o Gerente de Monitoramento e Avaliação de Programas da Secretaria de Planejamento de Alagoas, Seplag, Eduardo Ferreira, ministrou a oficina para os estudantes de MBA em Gestão Pública com ênfase em Auditoria e Controladoria e MBA em Finanças Corporativas, Auditoria e Controladoria da Unit.

Eduardo Ferreira iniciou a oficina falando sobre os princípios que regem a administração pública, explicou como funciona o planejamento dentro do serviço público e destacou a importância da participação social nesse contexto. Após a parte teórica, os alunos se dividiram em grupos para analisar problemas sociais e propor soluções.

A coordenadora dos cursos de MBA envolvidos na oficina, Fabrícia Costa, afirmou que a oficina é relevante, tanto para os alunos que trabalham com a área pública, quanto para os que atuam no setor privado.

“Aqui, os estudantes vão ter a oportunidade de comparar o público com o privado e entender como funciona cada um, no âmbito de orçamento e planejamento, de uma forma didática e lúdica. A maneira como eles assimilam o conteúdo aqui é muito maior do que somente lendo um livro. Nós conseguimos atingir o lado acadêmico, pedagógico, e também com olhar da Contabilidade que o mercado requer”, disse a coordenadora.

Para os alunos, foi uma oficina muito construtiva. “É importante porque leva à prática daquilo que estamos vendo na teoria da sala de aula e isso ajuda muito no aprendizado, falou Fleurange Gusmão, que trabalha com Controle Financeiro da Gestão Pública e acredita que a oficina também vai contribuir com o dia a dia nas atividades as quais desempenha, além de despertar o olhar mais atento sobre o controle social.

20180716(1)

20180716(2)

20180716(3)

Close Menu