Notícias

Projeto ‘Conexión Educa y Aprende’ debate sobre tecnologias aplicadas à educação3 minutos de leitura

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Com o painel Tecnologias Aplicadas à Educação – Prezi, foi realizada, na tarde desta sexta-feira (28), a sexta edição do projeto Conexión Educa y Aprende, promovido pela Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), com apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon).

A abertura do evento virtual foi feita pela presidente da AIC e da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim, e pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior.

“Este projeto é dedicado aos professores, pois é um espaço para discussão de temas de interesse dos docentes, trazendo aspectos práticos de aprendizagem”, afirmou Maria Clara, sobre o objetivo do Conexión Educa y Aprende.

A presidente da AIC disse também que as entidades da classe contábil precisam manter estreita aproximação com a academia, visando à elevação da qualidade do ensino na área. “Com isso, não se fortalece apenas profissão, mas a ciência contábil”, destacou ela, chamando a atenção para a importância da tecnologia para o processo de ensino consistente.

Já o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC ressaltou a importante troca de conhecimento, entre países da América Latina, proporcionada pelo projeto Conexión Educa y Aprende.

Aécio Prado ainda enfatizou que as tecnologias atualmente são essenciais ao ensino. “É importante que os docentes utilizem ferramentas tecnológicas, em especial, as que possuem interatividade, como é o caso do Prezi”, disse, referindo-se ao software de apresentações não lineares que foi tema do painel.

Programação

O painel Tecnologias Aplicadas à Educação – Prezi contou com a apresentação de Luciano Maciel Ribeiro, professor do Centro de Ciências Computacionais e coordenador da Pós-Graduação em Ciência de Dados e do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Fundação Universidade do Rio Grande (Furg).

Em seguida, houve a palestra Metodología para la Formación del Contador del Futuro Empleando Simuladores de Negócios, proferida pelo contador Mario Antonio Echeverría Mancía, especialista em Tecnologías Educativas On-line.

A terceira apresentação do evento virtual teve como tema Transición SOS de la Educación  de la Contabilidad de lo Presencial a lo virtual ante el Covid19, Experiencia Universidad Autónoma de Santo Domingo. O palestrante foi Jose Nicolás Cruz, integrante da Comissão de Educação da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e Presidente do Instituto de Auditores Internos da República Dominicana.

A sexta edição do projeto Conexión Educa y Aprende contou com a mediação de Elias Dib Caddah Neto, conselheiro e coordenador-adjunto da Comissão de Ensino do CFC; e de Mario Ernesto Díaz Durán, presidente de la Comisión Técnica Interamericana de Educación de la AIC.

Assista à gravação

As apresentações do evento foram gravadas e estão disponíveis no canal da AIC no YouTube. Para acessá-las, clique AQUI.