Prova EQT Perícia 3ª edição: número de questões será reduzido

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Brasília –  A reunião da Comissão Administradora do Exame de Qualificação Técnica (CAE) – Perito Contábil, ocorrida no dia 1º de março, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF),  tratou da 3ª edição do Exame, prevista para acontecer no segundo semestre deste ano.

Uma das grandes novidades, que constará no edital, refere-se à redução do número de questões: neste ano serão aplicadas apenas 30 questões objetivas e 2 dissertativas; no ano passado, foram 50 objetivas e 2 dissertativas. De acordo com a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Batista, “O número de questões foi reduzido o que permitirá que o candidato, no tempo, desenvolva as questões com tranquilidade”.

Outro ponto analisado pela Comissão foi o resultado das duas primeiras edições do Exame, ocorridas em 2017 e 2018. “Observamos um aumento significativo de 32,14% do número total de participantes, sendo 535 no primeiro e 707 no segundo. Em relação ao índice final de aprovados, houve uma queda de 28,41% para 23,06%”, explica Sandra.

Ainda, segundo a vice-presidente, “esse aumento significativo na procura pelos contadores que se dispõem a se submeter às provas representa mais uma etapa importante para fortalecer o CNPC, tanto no seu aspecto quantitativo quanto no qualitativo”.

O CFC criou o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) com o objetivo de trazer  celeridade à ação do Poder Judiciário, uma vez que, pelo cadastro, é possível identificar geograficamente –  e por especialidade –  a disponibilidade dos profissionais que podem assistir aos juízes quando a prova do fato de conhecimento específico, como determina o Código de Processo Civil.

A prova objetiva valerá (1) um ponto cada e as duas questões dissertativas, 15 pontos cada.  Serão cobrados dos contadores os conhecimentos de Legislação Profissional; Ética Profissional; Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnicas e Profissionais, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, inerentes à Perícia; Constituição Federal, Legislação Civil e Processual Civil afetos à legislação profissional, à prova pericial e ao perito; Língua Portuguesa; e Redação.

A terceira edição do Exame está prevista para acontecer no dia 27 de setembro e as inscrições poderão ser efetuadas no sistema EQT, que estará disponível no portal do CFC, no período entre 9 horas do dia 15 de julho de 2019 e 14 horas do dia 15 de agosto de 2019. O edital será  publicado ainda no mês de março.

A Comissão

A Comissão Administradora do Exame de Qualificação Técnica foi instituída pela Portaria CFC nº 24, de 20 de fevereiro de 2019. Integram a Comissão os seguintes contadores: Sandra Maria Batista (coordenadora), Audrey Jones de Souza, José Antonio de França, Edí Cristiano Siqueira, Suely Gualano Bossa Serrati e Patrícia Pereira Castro.