PVCC doa 216 caixinhas de água de coco para Ampal fazer distribuição

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) doou à Associação do Ministério Público de Alagoas (AMPAL) 216 caixinhas de 200 ml de água de coco, para inclusão em cestas básicas a serem destinadas às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social assistidas pelo Projeto Ampalrando Vidas, na comunidade da Vila Emater(antigo lixão), no bairro de Jacarecica.

Os produtos haviam sido doados ao CRCAL pela empresa Sococo para uma ação da Comissão do CRC Jovem, coordenada pela contadora Lucineide Rocha e que foi cancelada devido à pandemia.

O Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do CRCAL, coordenado pelo Conselheiro José Carlos de Melo Araújo, articulou a entrega dos itens a Associação do Ministério Público de Alagoas.

O material foi repassado a representante do MPAL, Promotora de Justiça Marília Cerqueira, pela Diretora Executiva do CRCAL, Selma Araújo, para composição das cestas básicas a serem entregues às famílias atendidas pelo Projeto Ampalrando Vidas.

O programa, criado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realiza ações em todo o país. Os profissionais e estudantes interessados em participar do PVCC em Alagoas podem entrar em contato pelo e-mail voluntariado@crcal.org.br para integrar o grupo.

Conheça os Subprogramas do PVCC:

Subprograma 1 – Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais

Este programa tem por objetivo estimular os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização de Observatórios Sociais (OSs) nos seus municípios. Os OSs são organizações instituídas e mantidas pela sociedade civil, tendo por objetivo promover a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal e propor aos governos locais a adequada e transparente gestão dos recursos públicos, por meio de ações de participação e controle social. Diferente de outras iniciativas que atuam denunciando erros e fraudes já ocorridas, os OSs agem de forma preventiva, no fluxo dos processos, antes que os recursos sejam gastos.

Subprograma 2 – Educação Financeira
Esta ação é voltada a orientar a sociedade para questões relacionadas ao controle, planejamento e organização das finanças pessoais, buscando sensibilizá-la quanto aos riscos do endividamento pessoal e familiar, consumo consciente e uso do cartão de crédito.

Subprograma 3 – Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso
Esta ação visa, em primeiro lugar, a sensibilizar e capacitar os profissionais para atuarem junto a seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, a fim de obter adesão aos programas de incentivos fiscais que regulam as doações aos fundos municipais de proteção à criança e adolescente, bem como aos fundos municipais de proteção aos idosos, daqueles que têm imposto de renda devido em suas declarações. Em segundo lugar, tem por objetivo auxiliar as Entidades a elaborarem projetos adequados para se habilitarem a receber recursos dos potenciais doadores, valendo-se dos benefícios fiscais.

Subprograma 4 – Ações locais de Voluntariado
Este subprograma visa a recepcionar ações de voluntariado que estejam sendo empreendidas e que não estejam enquadradas nos demais subprogramas especificados. Tem por objetivo organizar, acompanhar e mensurar as ações de voluntariado realizadas pelos profissionais da Contabilidade, submetidas à apreciação e ao cadastramento no sistema, abrangendo todo o universo de possibilidades de voluntariado, desde ações realizadas por profissionais individualmente, como ações coordenadas regionalmente.