Geral

RBC: já está disponível a edição 261 da Revista Brasileira de Contabilidade, confira!

Por 13/07/2023julho 14th, 2023Sem comentários

Por Sheylla Alves
Comunicação CFC

A nova edição de maio e junho de 2023 da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) já está disponível para leitura no site do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O periódico tem como objetivo a divulgação de artigos com atributos técnico-contábeis e o apoio aos estudos e à transmissão de experiências profissionais por meio de publicação técnica. Nesta edição, o leitor encontra uma reportagem especial sobre o avanço dos relatórios sustentáveis na América Latina: uma visão CReCER 2023.

A 11ª edição da Conferência Regional de Transparência e Responsabilidade pelo Crescimento Econômico Regional (CReCER) aconteceu em maio de 2023, na cidade de São Paulo/SP. Na ocasião, líderes contábeis debateram os principais tópicos em busca de soluções para o desenvolvimento sustentável, em que a contabilidade se apresenta como uma das protagonistas no cumprimento da agenda ESG (na sigla em inglês, Environmental, Social and Governance). A reportagem faz uma curadoria técnica sobre os principais pontos debatidos durante o evento.

A nova RBC também traz diversos artigos que abordam os mais variados temas. São eles:

1) Utilização do controle interno por meio do Coso em escritórios de contabilidade do Alto Vale do Itajaí/SC, por Júlia Cani e Caroline Sulzabch Pletsch.

2) Impactos da pandemia nas finanças das famílias de Fortaleza dos Valos/RS, por Mariele Zaluski e Jaciara Treter Sippert.

3) Aplicação Tributária da Lei n.º 12.973/2014 nos lançamentos contábeis societários, por Jamil Nassif Absy Júniore e Maíra Melo de Souza.

4) Análise nos custos das polpas de frutas e açaís a partir do Decreto n.º 2.673/2019/PR e seus reflexos na formação do preço, por Franciele do Prado Daciê e Renata Bissi de Oliveira.

5) A educação financeira como diferencial nas decisões de consumo e investimentos dos docentes e discentes de uma instituição de ensino superior privada na cidade de Parnaíba/PI, por Andres Aguiar Lyra Lopes, Henrique César Melo Ribeiro, Patrícia Cantuária Cardoso de Araújo e Rosany Corrêa.

6) Percepção empreendedora acerca do sucesso de pequenas empresas, por Marcia Athayde Moreira, Jorge Guilherme Rodrigues Braga e Israna Mikaela Corrêa de Souza.

Na página 3, Aécio Dantas, presidente do CFC, em sua palavra, destaca o protagonismo e a responsabilidade dos profissionais da contabilidade neste momento em que a sustentabilidade é um tema de abrangência global. Além disso, ele cita os benefícios socioeconômicos das práticas contábeis e a atuação em parceria com lideranças nacionais e internacionais em favor da sustentabilidade.  “Agora, os profissionais da contabilidade são convocados a atuarem em parceria com as lideranças nacionais e internacionais em benefício da sustentabilidade, sendo peças-chave para a mudança de mentalidade e de conduta nos âmbitos empresarial e governamental”, ressaltou Aécio.

Para ler a edição 261 da RBC na íntegra, clique aqui.