Regulamento do Conselhão é aprovado durante primeira reunião do ano

Por Amanda Oliveira

Comunicação CFC

O vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e coordenador adjunto do Fórum Joaquim de Alencar Bezerra Filho, participou, nesta terça-feira (2), da 73ª reunião ordinária do Fórum de Conselhos Federais de Profissões, em Brasília. Na ocasião, representantes dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas se reuniram para análise e votação do Regulamento Organizativo do Fórum. O documento irá orientar as próximas ações e atividades desenvolvidas pelo Conselhão.

“O momento representa um marco na história do Conselhão. Hoje nós criamos e definimos um regulamento geral. Pela primeira vez, aprovamos uma matéria estruturada sobre a ordenação do Fórum e como ele deve funcionar. Isso irá facilitar muito a discussão de temas relevantes para as profissões regulamentadas”, afirmou o contador e coordenador adjunto do Conselhão, Joaquim de Alencar Bezerra Filho.

Joaquim de Alencar Bezerra Filho é vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e coordenador adjunto do Conselhão. Foto: Fábio Pinheiro

Na oportunidade, os conselhos profissionais definiram o calendário de reuniões ordinárias para 2021. A periodicidade será mensal, sendo realizada em todas as últimas terças-feiras do mês. O próximo encontro do grupo está previsto para o dia 23 de fevereiro, onde irão debater a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o regimento dos empregados dos Conselhos.

Estiveram presentes, representantes do Conselho Federal de Administração (CFA), Conselho Fedeeal de Contabilidade CFC,Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), Conselho Federal de Química (CFQ), Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER),  Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselho Federal de Economia (COFECON).

Da esquerda para a direita: Jenner de Morais (secretário-executivo do Fórum), Mauro Kreuz (coordenador do Fórum e presidente do CFA) e o vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim de Alencar Bezerra Filho.
Foto: Fábio Pinheiro

Projeto Catalisa

Durante a primeira reunião do ano, o gerente da Unidade de Inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional, Paulo Renato, foi convidado a apresentar o projeto Catalisa ICT aos conselhos profissionais. A iniciativa estimula o ingresso de pesquisadores acadêmicos no universo do empreendedorismo. O edital para selecionar pesquisas com potencial de inovação está aberto. As inscrições vão até o dia 21 de fevereiro. Podem participar pesquisadores das mais diversas áreas de atuação. Para saber mais, clique aqui.