Representantes do CFC reúnem-se com o presidente do TCU

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, acompanhado do vice-presidente de Política Institucional, Joaquim Bezerra Filho; e do conselheiro José Eraldo Lúcio de Oliveira, realizaram, nesta terça-feira (3), uma visita institucional ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Mucio Monteiro Filho.

O presidente do CFC agradeceu a parceria durante a sua gestão e disse que o Sistema CFC/CRCs tem buscado ser referência em governança entre os conselhos de fiscalização. “Para isso, estamos sempre pautados nas orientações do TCU para o aprimoramento do Sistema CFC/CRCs, como foi o caso da adoção do Relato Integrado. Estamos nos dedicando muito à governança, principalmente na área de gestão de riscos. O resultado disso foi a menção do próprio Tribunal ao nosso trabalho, como referência aos demais conselhos”, ressaltou.

Presidente do CFC falar sobre o Relato Integrado da instituição

Zulmir Breda também informou que o Sistema CFC/CRCs já está trabalhando no Relato Integrado 2019, que precisa ser entregue em maio de 2020, cumprindo as orientações apresentadas na Decisão Normativa – TCU nº 178, de 23 de outubro de 2019.

O presidente do TCU parabenizou o trabalho do Sistema CFC/CRCs e disse que o principal objetivo do Tribunal de Contas da União é buscar o entendimento técnico mais correto para a melhoria do desempenho da administração pública. “Não estamos aqui para atrapalhar, mas para auxiliar a melhor forma da execução orçamentária e financeira. E o CFC é um exemplo de conselho que gosta das coisas organizadas e dentro da lei, como a própria profissão de contador exige”, disse.

(da esq p/ a dir): vice-presidente do CFC Joaquim Barbosa; presidente do CFC, Zulmir Breda; presidente do TCU, Jose Mucio Monteiro Filho; ministro do TCU João Augusto Ribeiro Nardes ; e o conselheiro do CFC José Eraldo Lúcio de Oliveira

Equipe técnica do CFC e TCU

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) João Augusto Ribeiro Nardes também participou do encontro e ressaltou a importância da Contabilidade para a sustentabilidade da economia brasileira, além de comentar sobre a implementação da governança no Brasil. Segundo ele, a mudança comportamental, com a inserção do Relato Integrado, por exemplo, já apresenta resultados positivos.

Também participaram do encontro a diretoria executiva do CFC, Elys Tevania Carvalho; o procurador-chefe do CFC, Rodrigo Magalhães;  o secretário-geral de Controle Externo do TCU, Paulo Roberto Wiechers Martins; o coordenador-geral de Controle Externo do TCU, Junnius Marques Arifa; e o secretário de Controle Externo do Trabalho e Entidades Paraestatais, Márcio André Albuquerque.