Representantes do Programa Voluntário da Classe Contábil (PVCC) participaram da 7ª edição do Luso-Brasileiro

Por 07/04/2017outubro 2nd, 2018Sem comentários
Durante a 7ª edição do Luso-Brasileiro de Contabilidade e do XV Fórum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia, realizado no dia 31, na Casa do Comércio, em Salvador (BA), a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, ministrou palestra magna sobre “O Exercício da Cidadania e o Combate à Corrupção”.

pvcc

Da esq. para a dir.: José Martonio Alves Coelho, Presidente do CFC; Idésio Coelho, presidente do Ibracon; Iara Luísa de Santana Dória Vaz, integrante da comissão gestora do PVCC; e o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra.

A palestrante fez uma abordagem sobre o combate à corrupção no Brasil e o seu impacto com o desenvolvimento social e econômico no País. Clara apresentou, também, a importância do trabalho do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que é do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), para o desenvolvimento social e econômico no País.

Segundo Clara, o PVCC visa sensibilizar os contabilistas sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária por meio da disponibilização de seus conhecimentos em ações sociais de voluntariado organizado. Atualmente, há mais de 6 mil profissionais cadastrados no programa que atua nos valores ligados à cidadania, solidariedade, ética profissional, transparência e responsabilidade social.

Na oportunidade, Maria Clara enfatizou a parceira do PVCC com o Observatório Social. “Os observatórios agem de forma preventiva, no fluxo dos processos, até que os recursos sejam gastos”, disse. No Brasil, há 107 observatórios sociais em 19 estados brasileiros.

O PVCC é coordenado em nível nacional pela contadora e conselheira do CFC, Vânia Labres, e coordenado, na região nordeste, pela integrante da Comissão Gestora do PVCC, Iara Luísa de Santana Dória Vaz, que também faz parte do Observatório social do Brasil e esteve representando o PVCC durante o evento.

Para o vice-presidente Joaquim Bezerra, o trabalho do PVCC foi além do esperado. “Desde que foi criado, o programa criou forma, atua em benefício do cidadão e apresenta para sociedade um profissional capacitado a contribuir com planejamento e orçamento familiar, tudo isso sem cobrar nada”, avalia.