DestaquesNotícias

Retrospectiva 2018: CRCAL ganha duas novas importantes Comissões de Prerrogativas e de Estudos Técnicos

O objetivo é gerar mais avanços

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

Além das Comissões de Jovens Lideranças Contábeis, da Mulher Contabilista e do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, PVCC, que contribuem muito com o Sistema CFC/CRCs, o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, CRCAL, criou mais duas Comissões este ano: de Estudos Técnicos e Prerrogativas.

Com o objetivo de somar ainda mais ao trabalho que vem sendo desempenhado pelo CRCAL, essas Comissões foram criadas por meio das Portarias publicadas no Diário Oficial do Estado, em 14/05.

A Comissão de Estudos Técnicos visa atualizar e aprimorar os conhecimentos técnicos dos profissionais da contabilidade que atuam no mercado de trabalho. Entre as funções do grupo, estão a indicação de instrutores e palestrantes para eventos do projeto educação continuada do CRC-AL, elaboração, quando oportuna, de comentários sobre as normas da profissão, respostas a questões técnicas feitas por profissionais e a produção de artigos técnicos com temas relacionados à área contábil.

Sob coordenação do Conselheiro Antonio Lamenha Junior, a Comissão de Estudos Técnicos tem como membros os seguintes profissionais da Contabilidade: Alberto Luiz Ramos dos Santos, Abinael Felix da Silva, Thiago Alex Araújo Menezes, Thiago Santos da Silva, Fabricio Alves Feitosa, Radjalma Lucena Amorim Júnior, Cícero Torquato dos Santos, Rafael Neri Calheiros, Marcos Antonio da Silva e Douglas Almeida Lima.

O objetivo principal da Comissão de Prerrogativas é preservar os direitos dos profissionais da Contabilidade no exercício de suas funções para que eles não sejam lesados e que possam exercer plenamente a profissão. A Comissão também tem o papel de trabalhar para que os profissionais da Contabilidade cumpram suas responsabilidades e que saibam dos seus direitos e deveres.

Coordenada pelo Conselheiro Radjalma Lucena Amorim Júnior, a Comissão de Prerrogativas tem como integrantes Sivetônio Cosmo da Silva Júnior, Abinael Felix da Silva, Antonio Lamenha Peixoto Junior, Santino Pereira Soares, Isaac Soares Vasconcelos, Jordão Vieira Junior, Lisângela Maria Rubik da Silva e Samara Maria de Almeida Gonçalves.

As Comissões já existentes também desempenham papel estratégico no CRCAL. Os integrantes da Comissão de Jovens Lideranças Contábeis devem atuar no sentido de motivar os alunos do curso superior de Ciências Contábeis a entrar no mercado de trabalho, desenvolver o empreendedorismo, a responsabilidade socioambiental e estimular a participação dos estudantes no cenário da profissão contábil. Além disso, a comissão também deve desenvolver em nível regional o Projeto de Integração Estudantil do Conselho Federal de Contabilidade, CFC.

A Comissão das Jovens Lideranças Contábeis é coordenada por Nicholas Cansanção do Nascimento e conta com a participação de Ted Dwanny da Silva Santos, Willianny Santos Aires, Alberto Luiz Ramos dos Santos, Harrison Ricardo Alves Guedes, Youran Cruiff dos Santos Bezerra e Emanuelsamuel Teixeira dos Santos.

Já a Comissão da Mulher Contabilista busca incentivar a maior participação das mulheres como lideranças contábeis, promover eventos direcionados às Contadoras, gerando assim maior qualificação entre as profissionais da área e ajudando a fortalecer o empoderamento feminino no mercado de trabalho.

Coordenada pela Conselheira do CRCAL, Maria José Sobral Tomaz, a Comissão da Mulher é composta por Adriana Andrade Araújo, Vice-Presidente de Registro do Conselho, e as Conselheiras Jandira Eugênio, Cristina Carnaúba Tenório e Tanísia Rodrigues.

O Programa de Voluntariado da Classe Contábil visa contribuir com instituições que realizam trabalhos voluntários, incentivar ações desse tipo entre os profissionais da área, promover educação financeira e cidadania fiscal. Entre as ações desenvolvidas, os integrantes do PVCC arrecadam alimentos, brinquedos e materiais de limpeza e higiene em eventos promovidos pelo CRCAL para doar a entidades que cuidam de crianças, idosos e enfermos.

O PVCC possui subprogramas que são: Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais; Educação Financeira; Doações ao FunCriança e ao Fundo do idoso e Ações Locais de Voluntariado.

O grupo é coordenado pela Conselheira do CRCAL Jandira Eugênio e reúne a Vice-Presidente de Registro do Conselho, Adriana Andrade Araújo, as Conselheiras Cristina Carnaúba Tenório e Maria José Sobral Tomaz e os Conselheiros Mourivaldo Wanderley Duarte, Antonio Lamenha Peixoto Junior e Jordão Vieira.

“O trabalho das comissões e do PVCC é de extrema importância para que o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas cumpra com a sua missão de fortalecer a profissão contábil, além de ajudar os mais necessitados. É um trabalho voluntário voltado ao desenvolvimento da classe contábil e da sociedade em geral. O CRCAL agradece o empenho de todos este ano e vamos continuar trabalhando sério em 2019”, ressaltou o Presidente do CRCAL, Paulo Braga.

Comissão de Jovens Lideranças Contábeis com a Controladora Geral e Presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim.

Comissão de Estudos Técnicos com o Presidente do CRCAL, Paulo Braga.

Comissão Estadual da Mulher Contabilista.

PVCC.

Comissão de Prerrogativas com a Diretora Executiva do CRCAL, Selma Araújo.