Reunião anual do Conselho da Ifac conta com a participação do CFC e da AIC

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

O Conselho da Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês) está reunido, de 12 a 14 de novembro, em Vancouver, Canadá, para a realização de sua reunião anual, que tem a finalidade de tratar de temas de gestão e de governança da entidade internacional.

O vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Idésio Coelho, que é membro do Conselho, está participando da reunião. O Brasil também está representado pela presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), Maria Clara Cavalcante Bugarim.

Esta é a primeira participação de Maria Clara, como presidente da AIC, em evento da Ifac. A contadora brasileira – que presidiu o CFC nas gestões 2006/2007 e 2008/2009 –, assumiu, no dia 22 de outubro, em Cartagena, Colômbia, o principal cargo da Associação Interamericana de Contabilidade.

“A representação do Brasil nessas importantes organizações internacionais coloca o nosso País em posição de igualdade, para tomada de decisões, com demais entidades globais da profissão contábil”, defende Maria Clara.

A Ifac possui, atualmente, 175 entidades e organizações associadas, de 130 países, representando quase 3 milhões de profissionais da contabilidade.

Da esq. para a dir.: a presidente da AIC, Maria Clara Bugarim; o presidente da Ifac, In-Ki Joo; e o vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho