Atos e ArtigosDestaquesGaleria de fotosGeralLinks CRCNotícias

Reunião do GT Contribuinte Arretado aborda novidades e inovações para contadores e contribuintes

Greta Medeiros
Comunicação CRCAL

No auditório da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG), membros da Comissão do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), representantes da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e convidados, se reuniram para uma sessão de trabalho do GT Contribuinte Arretado. Estiveram presentes o Conselheiro do CRCAL Jordão Vieira, o Conselheiro Kedson de Queiroz, e o Delegado Representante da cidade de Porto Calvo, Jackson Queiroz.

O encontro foi marcado pela discussão e apresentação das novidades para a classe contábil e para os contribuintes, com foco principal na modernização dos serviços oferecidos pela SEFAZ. Um dos pontos de destaque foi a disponibilização do Aplicativo Sefaz Conectada, que está sendo aprimorado para incluir, gradativamente, todos os serviços essenciais. Essa inovação permitirá que contadores e contribuintes tenham acesso a uma vasta gama de serviços diretamente na palma da mão, facilitando e agilizando processos.

Além disso, foi anunciada uma importante mudança a partir de junho: a implementação do livro termo de ocorrência em formato digital. Essa digitalização promete otimizar o trabalho dos contadores, tornando os processos mais eficientes e reduzindo a necessidade de documentação física.

Outro tema abordado na reunião foram as novas linhas de apuração nas malhas fiscais, com ênfase especial nos recebimentos eletrônicos nas empresas, aprimorando a fiscalização e o controle tributário, garantindo maior transparência e precisão na apuração dos impostos devidos.