Revisão pelos Pares: prazo para indicar revisor encerra-se em 31 de agosto

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

No dia 31 de agosto termina o prazo para indicação de revisor ao programa de 2020 da Revisão Externa de Qualidade pelos Pares, conforme informação do Comitê de Revisão Externa de Qualidade (CRE) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A Revisão pelos Pares é um processo de acompanhamento do controle de qualidade dos trabalhos realizados pelos auditores independentes, com regulamentação estabelecida pela Norma Brasileira de Contabilidade (NBC PA) 11/2017.

O CRE informa, ainda, que a indicação do revisor deve ser feita através do sistema próprio – acesse www1.cfc.org.br/cre/.

Outras informações sobre essa etapa do processo podem ser obtidas pelo e-mail cre@cfc.org.br.

Revisão pelos Pares

O exame realizado por auditor independente nos trabalhos de auditoria executados por outro auditor independente visa verificar se os procedimentos e as técnicas de auditoria utilizados para execução dos trabalhos nas empresas clientes estão em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas e Profissionais emitidas pelo CFC e, quando aplicável, com outras normas emitidas por órgão regulador. Ainda, verifica se o sistema de controle de qualidade desenvolvido e adotado pelo auditor está adequado ao previsto na NBC PA 01 – Controle de Qualidade para Firmas (Pessoas Jurídicas e Físicas) de Auditores Independentes.

A Revisão pelos Pares é aplicada aos auditores com registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e no Cadastro Nacional de Auditores Independentes de Pessoas Jurídicas (CNAI-PJ) do CFC.

Segundo consta na NBC PA 11, os auditores devem se submeter à Revisão pelos Pares, no mínimo, uma vez a cada ciclo de quatro anos.

A confidencialidade é uma das características adotadas pelo programa. “Os membros do CRE e das equipes revisoras ficam impedidos de divulgar qualquer informação obtida durante a participação na Revisão pelos Pares, em qualquer fase do trabalho”, estabelece o item 21 da Norma.

Outra característica prevista na norma é a independência entre o revisor e os demais membros da sua equipe em relação ao revisado e aos clientes selecionados.

Para saber mais detalhes sobre como funciona a Revisão pelos Pares, consulte a NBC PA 11.