Revista Brasileira de Contabilidade divulga chamada de trabalhos sobre a convergência contábil no Brasil

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

O Conselho Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) e o Grupo Assessor (GA) das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP) lançam uma chamada de trabalhos sobre o tema: “Experiências na convergência contábil no Brasil: por onde avançar?”.

O objetivo é contribuir para a compreensão sobre o processo de implementação das NBC TSP  nas organizações públicas do país, permitindo, assim, o compartilhamento de experiências e boas práticas, além do fomento à pesquisa sobre as dificuldades para a adoção do processo no Brasil.

São bem-vindos artigos científicos como, por exemplo, estudos de caso comparados ou estudos de caso único. A qualidade da pesquisa será avaliada pela sua relevância e contribuições práticas às demais organizações do setor público, assim como ao processo de convergência.

A finalidade da publicação da chamada especial não deve ser de promoção (ou crítica) direta às empresas de software, empresas de consultoria ou qualquer outro tipo de promoção (nomeando diretamente). Dessa forma, estudos que apresentem esses indícios serão desconsiderados. Porém, ressalta-se que são muito bem-vindas análises dessas temáticas (empresas de software, consultoria, ou outros atores do processo de convergência), que não se caracterizem como propaganda.

O prazo para a submissão de artigos segue até maio de 2021, e a previsão para a publicação da edição especial da RBC é outubro deste ano.

Para conhecer todas as regras de submissão, clique AQUI.

Sobre o Processo de Convergência no Brasil

O processo de convergência aos padrões internacionais de contabilidade iniciou-se no Brasil em 2008, quando o Conselho Federal de Contabilidade emitiu o primeiro conjunto de Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) baseadas no regime de competência. O processo de adoção utilizado no Brasil baseia-se nas International Public Sector Accounting Standards (Ipsas), que são editadas pelo conselho independente apoiado pela International Federation of Accountants (Ifac) para a área pública (Ipasb). A previsão da Ifac é a adoção em 98 países até 2023, sendo 23 na América Latina e Caribe.

Previsto para ser concluído este ano no Brasil, o trabalho de convergência das normas do setor público – conduzido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em conjunto com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) – já promoveu o alinhamento de 30 NBC TSP às Ipsas. A próxima edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, que irá contemplar as novas NBC TSP, está prevista para ser publicada em 2021, com vigência a partir de 2022.

Sobre a Revista Brasileira de Contabilidade

Fundada em 1912, a Revista Brasileira de Contabilidade é a mais antiga revista técnica em contabilidade em edição no país. Ao longo da sua história, a RBC sofreu dois períodos de interrupção nas publicações, problema que deixou de existir a partir de 1971, quando o CFC assumiu a responsabilidade pela publicação da revista.

A publicação visa a valorização do conhecimento técnico e acadêmico produzido por profissionais, estudantes, professores e pesquisadores de Ciências Contábeis. As edições são bimestrais, e garantem que os profissionais da contabilidade tenham acesso às mais completas e atualizadas informações científicas e técnicas do mundo contábil.

Os autores interessados em publicar seus artigos na revista, devem verificar a  conformidade da submissão em relação a todos os itens listados no Manual do Articulista.