DestaquesNotícias

Revista Brasileira de Contabilidade divulga chamada de trabalhos sobre Educação Financeira e a Contabilidade

Por Comunicação CFC

O Conselho Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) lança chamada de trabalhos sobre o tema: “Educação Financeira e a Contabilidade: Perspectivas e Avanços?”.

Nessa linha, a presente chamada tem como objetivo contribuir para disseminar a pesquisa sobre Educação Financeira no país, por meio das discussões em torno das perspectivas e dos avanços que a Contabilidade pode desenvolver.

A utilização da Educação Contábil, das Finanças Comportamentais e Pessoais, da Educação Fiscal, da população compartilhando experiências e boas práticas ajuda, principalmente, na redução do endividamento e da inadimplência, bem como em políticas públicas para auxiliar os brasileiros e, quem sabe, para servir de modelo para outros países.

São bem-vindas pesquisas empíricas, como, por exemplo, estudos envolvendo empresas, funcionários ou, até mesmo, a população em geral. A qualidade da pesquisa será avaliada pela sua relevância e pelas contribuições práticas no que se relaciona com a Contabilidade, com as organizações e com a população.

Em especial, o interesse da publicação se baseia (mas não se limita) aos seguintes temas, que devem ser desenvolvidos, preferencialmente, por meio de análise empírica:

1. Educação Financeira e Alfabetização Financeira – origem, conceito, características e diferenças, exemplos práticos na contabilidade (crises financeiras, créditos, investimentos, empréstimo e financiamento, ciclo de vida financeiro);

2. Educação Financeira e Finanças Pessoais – orçamento e planejamento pessoal e familiar, valor do dinheiro no tempo, renda e gastos pessoais, distribuição de renda, gerenciamento de dívidas: endividamento e superendividamento, longevidade (aposentadoria), fundos de previdência;

3. Educação Financeira e Consumo Consciente – consumismo, inadimplência, compras impulsivas, reaproveitamento e reciclagem de produtos;

4. Educação Financeira e Mercado Financeiro – investidor iniciante, intermediário e avançado (renda fixa, renda variável);

5.  Educação Financeira e as Organizações – educação financeira para MEI, planejamento e orçamento financeiro, educação financeira, educação financeira e a sua relação com outros construtos e variáveis;

6. Educação Financeira e a Lei do Superendividado – consequências para as empresas e para seus funcionários;

7Educação Financeira e os Impactos da Pandemia – nas empresas, nos funcionários, na população brasileira e nos países do mundo;

8Educação Financeira e Finanças Comportamentais – os efeitos, vieses e heurísticas apresentados entre contabilidade e educação financeira;

9Educação Financeira, Educação Fiscal e Cooperativismo – a importância da formação do contador analisando a estrutura curricular, combate a sonegação fiscal, educação fiscal como parte do cotidiano das empresas, cooperativismo como elo de ligação da população;

10. Políticas Públicas em Educação Financeira – avaliação de políticas públicas, para o desenvolvimento do bem-Estar Financeiro da população, saúde financeira x perspectivas dos programas de beneficiamento de rendas para a população vulneráveis.

O prazo para a submissão de artigos segue até o dia 15 de julho de 2022, e a previsão para a publicação da edição especial da RBC é outubro deste ano.

Os artigos deverão ser enviados, exclusivamente, para o e-mail rbcartigos@cfc.org.br e para conhecer todas as regras de submissão, clique aqui.

Sobre a Revista Brasileira de Contabilidade

Fundada em 1912, a Revista Brasileira de Contabilidade é a mais antiga revista técnica em contabilidade em edição no País. Ao longo da sua história, a RBC sofreu dois períodos de interrupção nas publicações, problema que deixou de existir a partir de 1971, quando o CFC assumiu a responsabilidade pela publicação da revista.

A publicação tem por objetivo valorizar o conhecimento acadêmico produzido por estudantes, professores e pesquisadores de Ciências Contábeis. As edições são bimestrais e garantem que os profissionais da contabilidade tenham acesso às mais completas e atualizadas informações científicas e técnicas do mundo contábil.

Os autores interessados em publicar seus artigos na revista devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados no Manual do Articulista.